ARCOS DOURADOS CONTRATA A ENERGIA DE TRÊS USINAS SOLARES DA EDP BRASIL PARA SUPRIR A DEMANDA DE 28 RESTAURANTES

gabrielA Arcos Dourados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, acabam de inaugurar três usinas solares que atenderão exclusivamente à demanda de energia de 28 restaurantes da rede e de sete quiosques de sobremesa, por meio de um contrato com duração de 12 anos. O investimento é de R$ 28,3 milhões, aportado pela EDP. Os empreendimentos são em Cotia (SP) e duas em Rio Paranaíba (MG)  e têm capacidade anual de geração de 11.726 MWh por ano. Além disso, o volume de energia gerado pelas usinas receberá em sua totalidade a certificação I-REC (International REC Standard), sistema global pelo qual organizações podem comprovar que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis. As plantas ocupam uma área de 18,5 hectares e evitarão a emissão de 725 toneladas de COanualmente, o equivalente ao plantio de 4.495 árvores.

Os 16.240 painéis fotovoltaicos contam com tecnologia de tracking, na qual os módulos se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares para um maior aproveitamento da irradiação. O uso de usinas solares integra uma série de iniciativas para abastecimento dos restaurantes da Arcos Dourados por fontes renováveis, reforçando o compromisso da rede com a sustentabilidade e com o meio ambiente.

Usina em Rio Parnaíba, Minas Gerais

Usina em Rio Parnaíba, Minas Gerais

Na Arcos Dourados, temos o compromisso de ser parte ativa da solução para os desafios da nossa sociedade, sempre com a implementação de iniciativas inovadoras. Além de ser o certo a fazer, também podem ser um grande negócio”, disse o Vice-presidente de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dourados, Gabriel Serber (foto principal). “ E, nos associar à EDP, uma das maiores empresas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor, só reforça essa premissa, pois buscamos o melhor parceiro para essa missão. Acreditamos que uma das principais vantagens da energia solar para o meio ambiente é que ela utiliza matéria prima orgânica originada da natureza, ou seja, busca energia elétrica por meio da luz do sol, além claro, de emitir menos gases de efeito estufa”, acrescentou.

As iniciativas de eficiência energética também contribuem para a empresa alcançar as metas estabelecidas na Receita do Futuro, a estratégia de atuação ESG da companhia, como a redução de 36% de emissões de gases de efeito estufa de sua operação direta, além de 31% das emissões de toda sua cadeia, até 2030. Esses objetivos estão vinculados ao primeiro Sustainability Linked Bond, emitido pela empresa em abril deste ano, um movimento que reforça seus compromissos e a torna a primeira do setor a associar um instrumento financeiro com objetivos ambientais. “Sabemos que joaotemos o dever de utilizar nossa representatividade para promover mudanças em busca de um mundo melhor para todos, e estamos comprometidos cada vez mais a conduzir uma gestão sustentável do negócio. O objetivo é expandir cada vez mais iniciativas como essas”, completou Gabriel.

A escolha da EDP para o desenvolvimento das usinas solares que abastecerão os restaurantes McDonald’s evidencia a credibilidade conquistada pela Companhia na oferta de soluções que, além de contribuir para o controle das Mudanças Climáticas, proporcionam maior eficiência e economia para os nossos clientes”, comentou o CEO da EDP no Brasil, João Marques da Cruz (foto à esquerda). A geração solar está entre os eixos estratégicos para o crescimento da EDP no Brasil até 2025, quando a Companhia pretende atingir a marca de 1 GWp em capacidade instalada nessa modalidade. Com as plantas desenvolvidas para a Arcos Dourados, o portfólio de energia solar contratada da Companhia no País chega a 241,4 MWp, sendo 104,2 MWp de contratos em geração distribuída, e 137,2 MWp em geração centralizada.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of