ARGENTINA ANUNCIA NOVO PRESIDENTE DA YPF
Assim como no Brasil, o momento é de mudanças na indústria de petróleo da Argentina. A estatal YPF anunciou nesta semana seu novo presidente: Ricardo Darré (foto), executivo do setor que vinha atuando na Total e que deverá iniciar sua nova gestão a partir do dia 1º de julho. Com o passo alinhado às diretrizes do governo de Maurício Macri, o novo CEO deve avançar em uma liderança mais técnica para retomar as operações da indústria em meio à crise do baixo preço do barril.
O executivo vinha atuando à frente da diretoria de Exploração e Produção da Total nos Estados Unido desde 2014, e agora irá substituir a gestão interina da estatal argentina, exercida atualmente por Daniel Gonzáles. Em nota, a YPF afirmou que a chegada de Darré reafirma o compromisso do governo com “um gerenciamento absolutamente profissional”.
Formado em engenharia e com passagens pela também francesa Schlumberger, Darré deverá ter como pauta central de sua nova gestão a ampliação da produtividade na região de Vaca Muerta, um dos principais campos de produção de óleo e gás de xisto no mundo. Entre os desafios estão as novas reinvindicações salariais dos petroleiros e o equilíbrio dos preços de combustíveis no mercado interno da empresa, que hoje ainda lida com o impacto de uma queda de 60% nas receitas no primeiro trimestre deste ano.
Na última semana, a YPF fechou um acordo com a Petrobrás e a Pampa Energía para desenvolver um projeto de exploração de gás não convencional no Rio Neuquén, localizado na região da Patagônia. O investimento total da iniciativa, dividido em fatias iguais, será de aproximadamente US$ 450 milhõs.
Deixe seu comentário