ARGENTINA APOSTA NA EXPORTAÇÃO DE ÁGUA PESADA PRODUZIDA EM SUA UNIDADE NUCLEAR DE NEUQUÉN

AGUA PESADAA Argentina exportará parte da água pesada produzida em sua planta de produção de Neuquén, reativada para fins científicos e médicos. A maior parte da água pesada irá para sustentar as três usinas nucleares do país. A planta também pode ser modificada para produzir combustíveis limpos, como amônia e hidrogênio. A usina de Neuquén fornecia o programa nuclear da Argentina desde 1993, mas foi desativada em 2017. Com uma capacidade de 200 toneladas por ano, era a maior instalação desse tipo no mundo e continua sendo uma das mais avançadas, disse Adriana Serquis, presidente da Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA). Como parte de uma delegação à instalação, a secretária de Assuntos Estratégicos, Mercedes Marcó del Pont, disse que “a Argentina possui uma riqueza de capacidade científica e tecnológica no setor nuclear que cria oportunidades não apenas para a transição energética, mas para multiplicar seus benefícios de desenvolvimento para o país como um todo”.

Já foi firmado um acordo entre a CNEA e o governo da província de Neuquén para a reativação da usina. Numa primeira fase vai se focar em  uma das linhas de produção para continuar a produzir água pesada, não só para a continuação do funcionamento das três centrais nucleares, mas também para ter um bem exportável de valor. Segundo os planos, a primeira linha de produção deve recomeçar em 2025. Neuquén produz sua própria amônia para uso no processo de produção de água pesada e que pode ser vendida como um produto separado. As linhas de produção subsequentes podem ser reaproveitadas para produzir hidrogênio.  Seriam commodities de baixo carbono porque a usina é abastecida com energia por uma estação hidrelétrica próxima de 128 MWe que tem espaço para expansão.

As usinas nucleares da Argentina, Atucha I, Atucha II e Embalse, irão requerer cerca de 485 toneladas de água pesada até suas desativações planejadas. O restante pode ser exportado para outros países usando reatores de água pesada pressurizada – potencialmente Canadá, China, Índia, Romênia e Coréia do Sul. A substância também é usada em uma variedade de aplicações científicas e técnicas, inclusive como rastreador em investigações médicas e vários tipos de espectroscopia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of