NAO DELETAR
HMFLOW

AS EMBARCAÇÕES DA CAMORIM JÁ ESTÃO PREPARADAS COM OS FOGOS QUE SERÃO O ESPETÁCULO NAS PRAIAS DO RIO

O  trabalho que ninguém vê. Há mais de 20 anos, embarcações da Camorim Serviços Marítimos participam da queima de fogos em diversos pontos do Rio de Janeiro. Enquanto  milhões de pessoas estiverem acompanhando a chegada do novo ano nas praias de Copacabana, Flamengo, Icaraí e Macaé,   mais de 200 funcionários da empresa estarão trabalhando,  envolvidos na condução e no monitoramento de diferentes tipos de embarcações — como rebocadores, balsas e lanchas — para preservar a segurança e a beleza que tornou o réveillon fluminense famoso no mundo inteiro. Já virou tradição. Desde a virada do ano de 2001 para 2002 que embarcações da empresa participam da queima de fogos em diferentes pontos do Rio de Janeiro. No Réveillon de 2026, a Camorim terá atuação estratégica na queima de fogos em Copacabana, no Flamengo, em Icaraí e em Macaé, mobilizando 60 embarcações e mais de 200 funcionários.

A operação de maior envergadura é a de Copacabana. Para que o público acompanhe os 12 minutos da queima de fogos, a empresa movimentará 150 funcionários e 46 embarcações. Serão operadas 19 balsas — o maior número já utilizado na orla carioca —, 14 rebocadores, 12 lanchas e uma Cábrea.  No dia 20, foi finalizado o processo de preparação das balsas nas bases da Camorim. Entre os dias 21 e 25, foi feita a montagem, com a arrumação dos fogos de artifício. A partir de hoje (29) será realizada a operação de pré-fundeio, que prepara as embarcações para ficarem amarradas a um ponto fixo durante a queima de fogos.

A contagem regressiva para a festa da virada começa no dia 30. A partir das 19h, as balsas são levadas para a Praia de Copacabana para serem posicionadas. Esse processo se estende até a manhã do dia 31. No último dia do ano, integrantes da empresa acompanham o alinhamento das balsas, feito de forma transversal à linha da praia. Além disso, a Capitania dos Portos também vistoria os trabalhos para que tudo esteja conforme o planejado. A queima de fogos, no entanto, depende de autorização da Marinha, feita às 23h30 do dia 31. Isso porque as condições meteorológicas podem interferir no processo. Em alguns anos, a autorização saiu no último minuto.

“Reconhecemos o esforço de nossos funcionários. Eles são verdadeiros heróis. Trabalham com muito empenho e carinho para que essa grande, festa possa acontecer“, explica João Guerra, gerente comercial da Camorim Serviços Marítimos. As equipes da Camorim se dividem nos rebocadores e nas lanchas, que também transportam técnicos responsáveis pelos fogos, equipes de segurança e da Capitania dos Portos. Além disso, um grupo de dez funcionários da Camorim monitora, em terra, o andamento dos trabalhos. Após uma hora do final da queima de fogos, começa o trabalho do novo ano. Os funcionários retornam com as balsas à base. Essa operação termina na manhã do primeiro dia do ano. Boa parte dos profissionais envolvidos nessa operação começa a trabalhar no dia 30 e só retorna para casa no início da tarde de 1º de janeiro. “Temos equipes que trabalham há anos na operação de Copacabana. As famílias compreendem que se trata de um trabalho de muita responsabilidade. E enquanto milhões de pessoas festejam nas praias, eles seguem firmes e atentos, para garantir que tudo ocorra com a maior segurança possível“, acrescenta João Guerra.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários