ASSISTA AO VÍDEO QUE MOSTRA O MOMENTO DO INÍCIO DA PERFURAÇÃO DO POÇO PITU OESTE, NA MARGEM EQUATORIAL
Um novo e importante passo no programa exploratório da Petrobrás. A empresa iniciou neste sábado (23) a perfuração do poço de Pitu Oeste, que marca a retomada da pesquisa da companhia por óleo e gás na Margem Equatorial. A perfuração acontece no bloco BM-POT-17, por meio do navio-sonda ODN-II, a 53 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte. A atividade tem duração prevista de 3 a 5 meses. Assista ao vídeo que mostra o momento exato do início da perfuração no final desta reportagem.
A lâmina d’água é de 1180 metros e a profundidade total esperada é de 4230 metros. A companhia espera atingir o reservatório até o final de janeiro. Por meio do poço de Pitu Oeste, a Petrobrás pretende obter mais informações geológicas da área, o que permitirá a confirmação da extensão da descoberta de petróleo já feita, em 2014, no poço de Pitu.
A empresa recebeu do IBAMA, em outubro deste ano, a licença de operação para a perfuração de dois poços de pesquisa de óleo e gás, em águas profundas na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira. No âmbito da mesma licença ambiental, a companhia pretende perfurar o poço Anhangá, na concessão POT-M-762, localizada a 79 km da costa do estado do Rio Grande do Norte, próxima ao poço Pitu Oeste.
“A Petrobrás pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, sem esquecer da importância em fazer parte dos esforços para promover a segurança energética nacional. A Margem Equatorial será um ativo importante até para a sustentabilidade global”, declarou o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.
Se for confirmada a viabilidade econômica da concessão, será necessário conceber e desenvolver toda a estrutura operacional para a produção e será preciso realizar um novo processo de licenciamento ambiental específico para a etapa de produção. No Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras está previsto o investimento de US$ 3,1 bilhões para pesquisa de óleo e gás na Margem Equatorial, onde a companhia planeja perfurar 16 poços nesse período.
…e Gás ..? Para esquecer, queimar, reinjetar e manter as importações ! Ahh…malandragem.
Óia…tem jabuti sem casca mais “troucentas” ongs na linha 👀