AUTORIDADES AMERICANAS AUTORIZARAM A EXTENSÃO DA VIDA ÚTIL DA USINA NUCLEAR DE DIABLO CANYONS, NA CALIFÓRNIA

KENNETOrlando – Por Fabiana Rocha –  As autoridades que regulam a energia nuclear aqui nos Estados Unidos decidiram estender por mais cinco anos as operações da Usina Nuclear da Califórnia, conhecida como Diablo Canyon. Com as modernizações ela agora poderá continuar a gerar energia elétrica até o ano de 2030. A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) aprovou, mas sob três condições: a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (NRC) deve continuar a autorizar o funcionamento da central; um acordo de empréstimo federal de 1,4 mil milhões de dólares não deve ser rescindido; e que a CPUC não determine futuramente que as operações estendidas da planta “sejam imprudentes ou irracionais”.

Os legisladores da Califórnia aprovaram um projeto de lei em setembro de 2022 para permitir que a única usina nuclear remanescente do estado continue em operaçãousina california para garantir a confiabilidade do sistema energético e minimizar as emissões de gases de efeito estufa até que fontes adicionais de energia renováveis e com zero carbono entrem em operação. A Operadora Pacific Gas and Electric Company (PG&E) esperava anteriormente fechar a planta no final de suas atuais licenças de operação, em 2024 para a unidade 1 e 2025 para a unidade 2. A PG&E apresentou um pedido de renovação de licença ao NRC em novembro.

O presidente da Sociedade Nuclear Americana, Kenneth Petersen, disse que os comissários do CPUC fizeram a escolha certa. “Manter as luzes da Califórnia acesas exige manter o Diablo Canyon em operação. Estender as operações da planta de Diablo Canyon para além de 2025 irá salvaguardar a transição de energia limpa da Califórnia, reforçando a rede elétrica da Califórnia com uma fonte sempre ativa e acessível de eletricidade de base limpa despachável, gerada por energia nuclear.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of