NUCLEP RECEBEU COMITIVA TÉCNICA PARA DEBATER PROJETO QUE PODE BENEFICIAR A AGRICULTURA EM SEU ENTORNO

1asdA Nuclep recebeu nesta semana a visita de uma comitiva técnica para tratativas sobre o fortalecimento institucional do setor nuclear. O grupo contou com a participação do Coordenador de Energia Nuclear da Seenemar/RJ, João Leal; dos representantes do Sebrae, o Superintendente Antônio Alvarenga e o Gerente de Agricultura, Marcos Vasconcellos; dos representantes da Itaguaí Construções Navais (ICN), o Assessor de Relações Institucionais, Renê de Jesus, e o Gerente de SMS e Meio Ambiente, Ricardo Rangel; e o representante da empresa Organosolo, Francisco Dantas.

Os visitantes apresentaram e propuseram à NUCLEP novas possibilidades de ações de sustentabilidade e de impacto socioambiental, ao passo que conheceram o trabalho já realizado na empresa. Na sequência, a comitiva seguiu para a sede da Associação dos Agricultores Familiares, no bairro Mazombinha, no entorno de Itaguaí, onde entendeu as demandas da comunidade local.

asdasdA comitiva foi recepcionada pelo presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas, e pelos diretores Comercial, Nicola Mirto Neto, e Administrativo, Oscar Moreira da Silva Filho. Também pela Nuclep participaram o Assessor da presidência, Adeilson Ribeiro, a técnica da Gerência do Meio Ambiente, Cintia Roberta Sevilha, e a Nutricionista Marietta Cabral.

No retorno à Nuclep, o presidente Seixas descreveu essa visita como sendo “o pontapé inicial para buscar novas perspectivas para o Setor Nuclear”. O Coordenador de Energia Nuclear do Seenemar/RJ, João Leal, também complementou falando sobre a importância do Programa de Cooperação Nuclear para o desenvolvimento econômico do estado. “Nós buscamos atrelar a matriz nuclear a uma ação concreta de sustentabilidade e a economia circular. Hoje foi só o começo de um grande programa que desejamos instituir na base da NUCLEP, agregando, inclusive, atores importantes, como a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN)”, concluiu.

asddsadA energia nuclear, quando usada para fins pacíficos, possui um vasto campo de contribuição positiva para a humanidade. Além de sua utilização como fonte de energia em geral e também na medicina e na engenharia, entre outros, tem sido bastante empregada na agricultura, especialmente por provocar o aumento da variabilidade genética nas plantas e, portanto, tornar mais efetiva a busca por melhor produtividade, qualidade e adaptabilidade ao meio ambiente.

A radioatividade permite o estudo do metabolismo das plantas e a produção de insetos estéreis, o que possibilita o desenvolvimento de técnicas de eliminação de pragas sem o uso de inseticidas. Além disso, torna possível determinar a quantidade de agrotóxicos presente nas produtos agrícolas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of