ASSOCIAÇÃO NUCLEAR MUNDIAL CELEBRA CRESCIMENTO DA FONTE, MAS DIZ QUE NOVOS REATORES SERÃO NECESSÁRIOS

24614574309_4e0dba03c6_bA geração nuclear em 2021 teve um crescimento em comparação com o ano anterior. A geração a partir da fonte aumentou em 100 TWh no ano passado, atingindo 2.653 TWh. Este foi o terceiro maior total já registrado para geração global de energia nuclear. O volume ficou um pouco abaixo da produção de 2.657 TWh, em 2019; e 2.660 TWh, em 2006. O gráfico da evolução da fonte nuclear também aponta uma tendência ascendente na geração da fonte observada desde 2012. Os dados fazem parte do “World Nuclear Performance Report 2022”, divulgado recentemente pela Associação Nuclear Mundial (WNA, na sigla em inglês). A diretora da instituição, Sama Bilbao y León, ressalta porém que o número de reatores em construção ainda está abaixo do nível considerado ideal. Além disso, ela defende que a frota atual de usinas nucleares tem muito a contribuir e, por isso, o prazo de operação dessas plantas deveria ser ampliado.

Em 2021, a geração nuclear aumentou na África, Ásia, Europa Oriental e Rússia e na América do Sul. Esses aumentos continuaram as tendências ascendentes observadas nos últimos anos nessas regiões. A geração também aumentou na Europa Ocidental e Central, mas nesta região a tendência geral permanece descendente. A geração diminuiu pelo segundo ano consecutivo na América do Norte à medida que mais reatores nos EUA foram fechados.

usina-nuclearA diretora da WNA lembra que enquanto os governos redobraram seus compromissos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na COP26, em Glasgow, a recuperação das economias após os severos impactos do covid-19 levou a um aumento na demanda de energia. Esse crescimento na demanda superou o crescimento da produção de fontes limpas, como a nuclear, resultando em mais dependência de combustíveis fósseis.

A guerra na Ucrânia deixou bem clara a fragilidade da cadeia de fornecimento de combustíveis fósseis, ressaltando preocupações que já foram expostas como consequência da pandemia. Em muitas regiões, os preços da energia estão subindo, alimentando a inflação e piorando a pobreza energética. Com medo de perder o acesso às importações de gás e enfrentar apagões e escassez de energia, os governos estão pedindo o reinício das usinas a carvão”, alertou. “Portanto, é bem-vindo que muitos governos estejam percebendo agora que a energia nuclear pode impulsionar o impulso para emissões líquidas zero e ser a base de um sistema de energia mais seguro”, acrescentou.

118f279d-6896-4615-8022-cc2c6e499310A maior preocupação, segundo Sama, é que o número de reatores que estão sendo fechados é maior do que o de novas plantas que estão sendo conectadas à rede. No ano passado, por exemplo, seis reatores foram conectados à rede pela primeira vez. Enquanto isso, outras dez unidades foram permanentemente desligadas.

Os reatores que estão operando com sucesso hoje precisam operar por mais tempo. Muitos dos fechamentos de reatores nos últimos anos foram motivados por razões políticas ou por mercados disfuncionais. A operação de longo prazo de reatores nucleares é a forma de menor custo de geração adicional de baixo carbono e ajuda a reduzir a dependência sobre combustíveis fósseis”, avaliou Sama.

A diretora da WNA afirma ainda que o ritmo de novas construções nucleares precisa ser acelerado. “Em 2021, o primeiro concreto foi derramado para dez novos reatores. Embora isso seja melhor do que nos últimos anos, ainda precisamos ver vinte, trinta ou mais novos reatores começarem por ano em breve, para garantir que a energia nuclear desempenhe o papel que deveria na entrega de um futuro net-zero seguro e sustentável”, projetou. O número total de unidades em construção no final de 2021 era de 53, quatro a mais do que no final de 2020.

tabela

Evolução da capacidade de produção de eletricidade no mundo a partir da fonte nuclear

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
DAIRTON CIRILO QUINTILIANO Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
DAIRTON CIRILO QUINTILIANO
Visitante
DAIRTON CIRILO QUINTILIANO

Espero em DEUS que muitos reatores sejam fabricados.Trabalhei no setor nuclear por mais de 30 anos.Na costução de Angra 1,2 e metade da 3.Sou supervisor de solda. Com uma excelente equipe soldamos o Envoltório de contenção,piscinas de combustível, circuito primário do reator etc..Atuei tbm por mais 8 anos na manutenção atendendo Una 1e2. Trabalhei na fabricação de reatores Nucleares para submarino em Iperó Sorocaba SP.Soldagem com qualidade 100% .
Almejo uma recolocação no setor.
Meu e-mail:dairtonquintiliano@gmail.com
Tel.12-981246165
Bora construir usina NUCLEAR, já está no sangue..rss
DEUS ABENÇOE O BRASIL.