faixa - nao remover

ATACADO PELO HAMAS ISRAEL PROMETE RESPOSTA LONGA E BRUTA O QUE TERÁ CONSEQUÊNCIAS NO MERCADO GLOBAL DE PETRÓLEO

ISTARWELOs foguetes lançados da Faixa de Gaza pelo Hamas na manhã deste sábado foi um ataque sem precedentes no sul de Israel.  Foram disparados milhares de projéteis contra o território israelense. Em resposta, Israel atacou alvos em Gaza. Segundo o serviço de emergências de Israel, há pelo menos 380 mortos e centenas de feridos. Esses números significariam o ataque mais letal ao solo israelense em anos. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu disse que o país estava em guerra. Essas foram suas primeiras palavras desde o início da ofensiva. Ele ordenou a convocação de reservistas e prometeu que o Hamas “pagará um preço que nunca conheceu antes”. Mas as consequências não serão apenas para o Hamas. Muito provavelmente o mercado do petróleo vai amanhecer na segunda-feira (9) muito nervoso com consequências severas para a economia internacional.

Analistas brasileiros estão em alerta em preveem “ nuvens negras no horizonte.” Tudo vai depender também do nível de reação que Israel irá tomar. Pelo histórico, o que se espera é que as reações sejam severas e exemplares, com sofrimento para muitas pessoas. O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que ” Não acredita que afetará o mercado de petróleo se a guerra ficar restrita a esses atores. Quanto às consequências, depende da extensão e intensidade do conflito. O Mundo está complicado e falta liderança e governança.” Essa falta de liderança também foi apontada pelo economista LuizBENTO Barreto, de uma multinacional que atua no Brasil: “ O petróleo vai subir de novo. As consequências serão o oportunismo para quem ganha em cima de conflitos fomentados por uma ONU fraca e uma Europa sem liderança. Israel fará de tudo para retaliar e os árabes e os russos vão reagir. A perspectiva internacional é ruim.” O consultor e especialista Adriano Pires, que chegou a ser indicado para presidir a Petrobrás, disse que ” Provavelmente na segunda-feira o mercado abre com o petróleo em trajetória de elevação.” Já o professor e especialista Armando Cavanha, “ a depender do tipo de reação, tudo é possível. Tudo pode acontecer. Mas  a ansiedade e instabilidade vão provocar aumentos nos preços.”  O analista Felipe Rizzo, disse que “ o mercado sempre sofre. Precisamos ver as notícias e o posicionamento dos árabes. Para completar, a Rússia e a Arábia Saudita estavam cortando a produção deles. Prescisamos ver se as sanções contra  Irã vau aumentar.”  O que Israel diz é que o Irã financia e dá suporte ao Hamas. Um outro especialista em gás, disse que acredita que “ o conflito não se alastrará, esmo porque a Arábia Saudita e o Irã estão em constante conflito sobre a liderança na região e a Rússia às voltas com a guerra com a Ucrânia. Únicas coisas certas: a resposta de Israel será muitos pontos acima e só os radicais de ambos os lados se fortalecerão.”

HAMAO primeiro ministro Netanyahu ordenou que o exército limpasse as cidades infiltradas de militantes do Hamas que ainda estavam envolvidos em tiroteios com soldados. Vídeos postados nas redes sociais mostraram o que pareciam ser atiradores palestinos uniformizados dentro da cidade fronteiriça israelense de Sderot.  Em outra filmagem, uma multidão de homens palestinos dançava ao redor e em cima de um tanque israelense em chamas.  O líder da ala militar do Hamas, Mohammed Deif, anunciou o início do que ele chamou de “Operação Tempestade Al-Aqsa”. Deif  gravou uma mensagem nas redes sociais onde ele disse “ Chega. Passou dos limites.” E conclamou os palestinos a participarem da luta. O Hamas disparou mais de 5 mil projéteis contra Israel. O exército israelense confirmou a infiltração em várias cidades do sul, perto da fronteira com a Faixa de Gaza, e ordenou que a população ficasse em casa: “O exército declara estado de alerta de guerra”, disse em um comunicado. “Na última hora, a organização terrorista Hamas iniciou o disparo maciço de projéteis da Faixa de Gaza para o território israelense, e os terroristas se infiltraram no território israelense em vários locais diferentes.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of