ATIVIDADE DE PERFURAÇÃO OFFSHORE TERÁ RECUPERAÇÃO EM 2021, COM IMPULSO DOS CAMPOS DO BRASIL

11148Os tempos desafiadores da pandemia de Covid-19 ainda causam preocupação em todo o mundo, mas algumas atividades econômicas já possuem previsões mais otimistas em suas mãos. É o caso do setor de perfuração em óleo & gás, que deve ver em 2021 um aumento da atividade mundialmente, seja no ambiente marítimo ou terrestre. Uma nova análise da Rystad Energy indica que cerca de 54 mil poços serão perfurados em todo o mundo em 2021, um aumento de 12% em relação aos níveis de 2020. As projeções para o ano seguinte também são animadoras e o Brasil e outros países da América Latina terão um peso nesse movimento de crescimento de campanhas exploratórias.

Falando especificamente do segmento offshore, a Rystad acredita que a atividade de perfuração marítima aumentará  em cerca de 10% em 2021 em relação ao ano anterior. Nos cálculos da empresa de pesquisa em energia, o número de poços marítimos perfurados nesse ano deve alcançar o patamar de 2.500. Esse índice deve continuar com a tendência de crescimento para 2022, chegando a 2.700 poços naquele ano. Confirmados esses números, o setor de perfuração offshore pode fechar o ano atual resgatando os patamares de pré-pandemia, já que foram quase 2.500 poços marítimos perfurados globalmente em 2019.

Ainda de acordo com a análise da Rystad, os mercados de águas profundas na Europa e na África permanecerão relativamente estagnados em comparação com outras regiões importantes em 2021. A maior parte do crescimento em águas profundas vem da América do Norte e do Sul, onde Brasil, Guiana e México serão os principais impulsionadores da recuperação.

oil-rig2Em contraste com os anos anteriores, quando o setor de xisto da América do Norte liderou o crescimento da produção, esperamos que a plataforma onshore e offshore no Oriente Médio e o mercado de águas profundas na América do Sul sejam os principais impulsionadores do crescimento daqui para frente”, disse o analista de pesquisa de energia da Rystad Energy, Daniel Holmedal.Para recuperar os níveis de produção, os operadores terão que lançar novos planos de perfuração em conjunto com programas de manutenção e melhoria para poços existentes, abrindo oportunidades significativas para fornecedores de serviços de poços nos próximos anos”, completou.

Já sobre a atividade de perfuração terrestre em 2021, a previsão da Rystad é de crescimento de 12%, totalizando 51,7 mil poços ante 46 mil registrados em 2020. A consultoria diz, no entanto, que apesar do aumento da atividade, ainda parece que a atividade no onshore precisa de mais tempo para se recuperar aos níveis de pré-pandemia. Em 2019, foram perfurados quase 71 mil poços em terra.

A análise conclui dizendo que, em 2022, as atividades de perfuração onshore e offshore devem aumentar ainda mais, com crescimento de 19% com relação a 2021, totalizando 64,5 mil. O número será ainda aquém dos 73 mil perfurados em 2019.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of