AUSTRÁLIA DECIDE CONSTRUIR NOVAS INSTALAÇÕES PARA AMPLIAR PRODUÇÃO DE RADIOFÁRMACOS PARA MEDICINA NUCLEAR
A Austrália ampliará sua produção de Radiofármacos para serem usados pela Medicina Nuclear. Uma nova instalação nuclear será construída na em Lucas Heights, sede da Organização Australiana de Ciência e Tecnologia Nuclear (ANSTO). Um anúncio ministerial lançou o projeto, dizendo de US$ 12,8 milhões para investimentos em novas instalações. O Ministro Angus Taylor, da Energia, Redução de Emissões, que está em em exercício para Indústria, Ciência e Tecnologia, disse que “A medicina nuclear é uma parte essencial de um sistema de saúde avançado e ajuda a salvar vidas – é por isso que estamos agindo para garantir um fornecimento confiável de medicina nuclear para as gerações futuras.”
A ANSTO opera o reator de pesquisa OPAL de 30 MWt(foto), que fica no extremo sul de Sydney. As novas instalações vão produzir entre 10.000 e 12.000 doses de Radiofármacos todas as semanas. Em um comunicado a ANSTO disse que “A nova instalação atenderá à demanda doméstica por produtos à base de tecnécio, lutécio e iodo, e terá flexibilidade para responder às mudanças de mercado e tecnológicas. Ela será projetada para maior automação de processos do que é possível com a tecnologia existente, levando a melhorias na eficiência, qualidade e, mais importante, os mais altos níveis de segurança de produção.”
O Ministro Angus Taylor disse também que “Ao financiar a infraestrutura produtiva que apoia a prestação de serviços de medicina nuclear, também estamos investindo no desenvolvimento futuro da indústria e em empregos altamente qualificados em terra, como pesquisadores, desenvolvedores e profissionais de medicina nuclear.” Uma instalação de fabricação do isótopo médico molibdênio-99 foi concluída em 2019 em Lucas Heights e opera ao lado de uma instalação que encapsula resíduos líquidos em Synroc.
Deixe seu comentário