BANIMENTO DA GERAÇÃO NUCLEAR CAUSA PREJUÍZO ANUAL DE 15 BILHÕES DE EUROS PARA O SETOR INDUSTRIAL DA ALEMANHA

Usinas nuclearesDe acordo com análise da IHS, o aumento do preço da energia para a indústria alemã fez com que as exportações do país fossem 15 bilhões de euros menores do que seriam com um custo equivalente ao de seus competidores internacionais. Um dos motivos para isso foi o banimento da energia nuclear.

O setor de manufaturas já perdeu 52 bilhões de euros entre 2008 e 2013. Quase 60% das perdas vieram da indústria de uso intensivo de energia, como as de papel, químicas, farmacêuticas, de produtos minerais não metálicos e de metais básicos. Além disso, para compensar o baixo rendimento das  renováveis, o uso de fontes poluentes e, consequentemente, as emissões de gás carbônico têm aumentado.

O governo da Alemanha paga por ano 21,8 bilhões de euros por energia que, no mercado, vale apenas 2 bilhões, o que significa um custo de 240 euros para cada alemão. Essa energia subsidiada é proveniente, essencialmente, de plantas eólicas, cuja instalação demanda derrubamento de florestas, e painéis solares, em um país carente dessa fonte. Desde 2005, a Alemanha gastou 100 bilhões de euros em energia renovável e o governo está determinado a dobrar a capacidade desse tipo de geração até 2030.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of