BENTO ALBUQUERQUE REPRESENTARÁ O BRASIL NO MAIOR ENCONTRO GLOBAL SOBRE A TRANSIÇÃO DO USO DA ENERGIA

swswswwssO Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque(foto principal), vai representar o Brasil  na sessão inaugural do evento “Clean Energy Transitions Summit” – Cúpula sobre Transições para Energia Limpa. O ministro  apresentará as principais medidas tomadas pelo governo brasileiro para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor de energia. Bento Albuquerque também abordará questões como a garantia da segurança energética para aperfeiçoar as bases legais, regulatórias e de governança que impulsionarão uma retomada sustentável e vigorosa da economia brasileira. Também participarão da Cúpula, o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres; o Secretário de Estado e Presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP-26), Alok Sharma, do Reino Unido; o Presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento, Masatsugu Asakawa; o Presidente do Fórum Econômico Mundial (Davos), Klaus Martin Schwab e CEOs e investidores do setor de energia. O evento será virtual, com inicício marcado para às 11 horas.

Os ministros de vários países que representam a grande maioria do PIB global, uso de energia e emissões de gases de efeito estufa,  participarão desta. Estarão  reunidos em torno de uma mesa virtual para discutir medidas para impulsionar economias, criar empregos, reduzir emissões globais e tornar os sistemas de energia mais resilientes. Os ministros presentes representarão quase 80% do consumo global de energia e das emissões globais de carbono, tornando a Cúpula swswswssaaa discussão mais importante sobre energia e clima desde o início da pandemia de Covid-19.

Os participantes incluem representantes dos maiores usuários de energia do mundo: Ministro Zhang Jianhua, da China, Secretário Dan Brouillette, dos Estados Unidos, Ministro RK Singh, da Índia, Vice-Presidente Executivo Frans Timmermans da Comissão Europeia,  e o Ministro Kajiyama Hiroshi do Japão. Além de duas sessões plenárias, a Cúpula será composta por painéis de alto nível. Eles se concentrarão na aceleração da inovação em tecnologia de energia limpa, em uma recuperação inclusiva e equitativa e em um setor de eletricidade resiliente e sustentável.

As discussões de alto nível da Cúpula, que você pode assistir ao vivo nesta página, terão como principais relatórios da AIE, principalmente o Plano de Recuperação Sustentável e o Relatório Especial sobre Inovação em Energia Limpa . Juntos, esses dois relatórios fornecem estratégias de curto e longo prazo para melhorar o desenvolvimento econômico e cumprir as metas aqaqaaqade energia e clima.

Veja a programação:

Sessão Plenária de Abertura

  • Boas-vindas e comentários de abertura do Diretor Executivo da AIE
  • Discurso especial do Secretário-Geral da ONU, António Guterres
  • Intervenções de Ministros

Painéis de alto nível (sessões paralelas)

Painel 1: Acelerando a inovação em tecnologia de energia limpa

  • Co-presidido por HE Tina Bru, Ministra do Petróleo e Energia, Noruega
  • Co-presidido por Juan Carlos Jobet, Ministro da Energia, Chile

Painel 2: Uma recuperação inclusiva e equitativa

  • Co-presidido por Seamus O’Regan, Ministro de Recursos Naturais, Canadá
  • Co-presidido por Aziz Rabbah, Ministro da Energia, Minas e Meio Ambiente de Marrocos

Painel 3: Segurança e sustentabilidade da eletricidade

  • Co-presidido por Kadri Simson, Comissário Europeu para a Energia, Comissão Europeia
  • Co-presidido por Sontirat Sontijirawong, Ministro da Energia, Tailândia

Intervalo

Sessão plenária – Considerações finais e caminho a seguir

  • Intervenções de Ministros
  • Caminho a seguir com Fatih Birol(foto a esquerda), Diretor Executivo da AIE

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of