faixa - nao remover

BG BRASIL INAUGURA SUPERCOMPUTADOR PARA ANALISAR DADOS NO PRÉ-SAL

nelson silvaA BG Brasil, em parceria com Senai CIMATEC, inaugurou nesta semana o supercomputador mais rápido da América Latina, capaz de processar mais de 400 trilhões de operações por segundo (TFlops). A máquina, que integra um programa com investimento de até R$ 60 milhões, será usada para apoiar o desenvolvimento de campos do pré-sal.

O dispositivo foi inaugurado no Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do Senai CIMATEC, em Salvador (BA). O supercomputador, nomeado CIMATEC Yemoja, faz parte de um programa de P&D em geofísica e será utilizado para processamento de dados sísmicos.

De acordo com o CEO BG América do Sul, Nelson Silva (foto), a máquina auxiliará as atividades industriais de óleo e gás da companhia. “A complexidade dos campos do pré-sal nos impulsiona a buscar soluções cada vez mais inovadoras”, afirmou Silva. “Nosso objetivo é produzir inovação no Brasil, fomentando conteúdo local de base tecnológica, globalmente competitivo”.

A iniciativa, conduzida pelo consórcio International Inversion Initiative e liderado pela BG, dará prioridade ao estudo e à otimização da tecnologia Full Waveform Inversion (FWI), utilizada para o processamento de dados sísmicos 3D e 4D de dimensões industriais.

Segundo Richard Moore, CTO do BG Group, o projeto torna claro o ambiente de inovação no Brasil, que tem estimulado parcerias de relevância global no ramo de pesquisas. “O supercomputador é uma infraestrutura estratégia que permitirá à BG e grupos de pesquisa de ponta resolverem grandes desafios da indústria relacionados a investimento da Cláusula de P&D da Agência Nacional de Petróleo (ANP), e de investimentos dos governos estadual e federal”, afirmou o executivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of