BNDES CRIA NOVAS LINHAS DE CRÉDITO PARA FOMENTAR EXPORTAÇÕES

Armando MonteiroCom a falta de oportunidades para a indústria no mercado interno, o BNDES vai se adiantar ao processo de aumento das exportações nacionais e pretende criar novas linhas de créditos com este foco, voltadas a produtos manufaturados de diversos setores. Dentre os benefícios previstos, estão prazos mais longos e um volume maior de recursos a serem concedidos sob a taxa de juros de longo prazo (TJLP), que poderão ser estendidos a até 100% em alguns casos.

O objetivo do governo, que pautou a decisão a partir do Ministério do Desenvolvimento, é fomentar as atividades industriais que ainda conseguem manter algum fôlego, para ver se há alguma reverberação na economia, já que os investimentos em infraestrutura demandam prazos mais longos e há poucos sinais de aquecimento interno no atual cenário.

Outro fator que tem motivado o aumento das exportações é o câmbio ainda estar desvalorizado em relação ao dólar, apesar de ter havido grandes quedas nos últimos dias, influenciadas pelo avanço do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A expectativa do Ministério do Desenvolvimento, comandado por Armando Monteiro (foto), é que a medida deva impulsionar a contratação de financiamentos somados em cerca de R$ 4 bilhões num primeiro momento, podendo quase quadruplicar esse montante até o final do ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of