BOLSONARO VISITA CENTRO DA MARINHA PARA VER O INÍCIO DA MONTAGEM DO REATOR DO SUBMARINO NUCLEAR

QAQAQO presidente da República Jair Bolsonaro visitou esta amanhã (21) o Centro Industrial Nuclear de Aramar, em Iperó, São Paulo. Ele acompanhou  a cerimônia em comemoração ao início da montagem do reator embarcado no protótipo da planta de propulsão. Futuramente, a tecnologia será aplicada na construção do Álvaro Alberto, o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. A solenidade foi no Laboratório de Geração Nucleoelétrica (Labgene). O protótipo está sendo construído nesse setor. O projeto é conduzido pelo Programa Nuclear da Marinha (PNM), por intermédio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Além do presidente, participaram da celebração o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o comandante da Marinha do Brasil, Almirante de AQAQAQEsquadra Ilques Barbosa Júnior.  A montagem do reator começou com o chamado “batimento de quilha”. Esta tradição naval representa o início da construção de um navio. Na sequência, a instalação de uma sela fixa sobre o inserto metálico do vaso de contenção (peça usada para fixar equipamentos ou estruturas metálicas), também chamado de Bloco 40 no Labgene. Nas próximas etapas do programa, o reator, os turbogeradores, o motor elétrico e outros sistemas similares aos de um submarino com propulsão nuclear serão testados de maneira controlada no laboratório. O principal objetivo é validar, de forma segura, a operação do reator e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, antes da instalação a bordo do submarino.

DEDEDEDDSegundo a Marinha, nas próximas etapas do programa, o reator, os turbogeradores, o motor elétrico e outros sistemas aos de um submarino com propulsão nuclear serão testados de forma controlada no LABGENE, com objetivo principal de se validar, de forma segura, a operação do reator e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, antes de sua instalação a bordo do submarino. Ao final dos testes, um reator similar ao que começa a ser montado em Iperó será instalado no submarino Álvaro Alberto, no Complexo Naval de Itaguaí, Sul do estado do Rio de Janeiro, onde já estão sendo construídos os quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica: o Riachuelo (S-40), o Humaitá (S-41), o Tonelero (S-42) e o Angostura (S-43).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of