BP FECHA ACORDO DE US$ 10 BILHÕES COM EMPRESA CHINESA PARA FORNECIMENTO DE GNL
A petroleira britânica BP fechou um acordo no total de US$ 10 bilhões para o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) à empresa chinesa Huadian, gigante do setor energético na China. Assinado nesta semana durante a visita à Grã-Bretanha do primeiro-ministro chinês Xi Jinping, o contrato estabelece que a empresa deverá fornecer até 1 milhão de toneladas de gás durante um período de 20 anos. Durante o encontro, a BP também firmou compromisso de cooperação com China National Petroleum Corporation (CNPC) para exploração e produção de gás não convencional na Bacia de Sichuan.
As perspectivas de investimento são positivas e devem movimentar novos aportes na cadeia chinesa de petróleo e gás. O acordo de fornecimento com a maior geradora de energia a gás na China faz parte da nova estratégia da BP, que busca firmar novos negócios para venda de gás em meio ao cenário de baixos preços do barril de petróleo. No último ano, a companhia fechou acordo para fornecer 1,5 milhão de toneladas por ano de GNL para a Cnooc.
Além disso, a petroleira busca expandir seus projetos de investimento no país asiático. Com o acordo de cooperação junto à CNPC, a empresa deverá atuar na exploração de gás de petróleo não convencional e participar da venda do insumo no mercado chinês. Os projetos previstos no tratado incluem a descoberta conjunta de novas oportunidades comerciais de petróleo e gás, além de acordos visando a redução das emissões de carbono em operações.
Deixe seu comentário