BP TROCA 2% DE SUAS AÇÕES POR 10% DE CAMPOS GIGANTES EM ABU DHABI
O interesse da britânica BP por campos de petróleo no Oriente Médio é tão grande, que a petroleira acaba de ceder uma participação em seu capital para ter acesso a algumas áreas na região. A troca envolveu 2% do controle da BP por 10% da Abu Dhabi Company for Onshore Petroleum Operations Limited (ADCO), que pertence à estatal Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC), uma das maiores companhias de petróleo do mundo.
O negócio, fechado entre o presidente da empresa britânica, Bob Dudley, e o presidente da ADNOC, o sultão Ahmed Al Jaber, permitirá à BP ter uma participação nos campos de Bab, Bu Hasa, Shah e Asab, que contêm reservas estimadas em um total de 20 a 30 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).
A produção média das concessões ficou em cerca de 1,66 milhão de barris por dia este ano, o que garantiria cerca de 166 mil barris por dia à BP, sendo que a concessão é válida até 2054.
A companhia britânica se juntou a outras empresas internacionais que já haviam adquirido participações no negócio de Abu Dhabi, como a francesa Total, que possui 10%, a japonesa Inpex, que detém 5%, e a coreana GS Energy, que responde por 3% dos ativos. Além disso, a ADNOC ainda pretende negociar outros 12% das áreas com interessados.
Deixe seu comentário