BR DISTRIBUIDORA ENTRA NO MERCADO DE COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA
Expandindo os horizontes. A BR Distribuidora anunciou sua entrada no segmento de comercialização de energia elétrica. O novo passo foi dado após a companhia adquirir 70% de participação na comercializadora Targus Energia por R$ 62,1 milhões. O valor será desembolsado ao longo dos próximos quatro anos e a transação prevê ainda uma opção de compra dos 30% restantes.
A BR está de olho no mercado livre – onde atuam as comercializadoras – que já responde por mais de 30% do consumo energético do país. É um mercado com grande potencial de crescimento para os próximos anos. A Targus Energia possui cerca de 200 unidades consumidoras em sua carteira, tendo negociado 3,9 mil gigawatts-hora (GWh) em 2019, obtendo um faturamento próximo de R$ 900 milhões.
“A companhia vê nesta transação a oportunidade de oferecer energia elétrica à sua rede de clientes, utilizando sua capilaridade comercial e estrutura financeira, aliados à expertise e capacidade de execução dos sócios da Targus Energia, que permanecerão na operação”, explicou a BR em nota.
Enquanto isso, observamos a Petrobras, antiga dona da BR, alheia a atualidade da geopolítica mundial do Petróleo, assumir alto riscos ao apostar todas as suas fixas, exclusivamente na exploração do Petróleo no pre-sal brasileiro, abdicando de ser como outrora, uma empresa de energia atuante em toa a cadeia produtiva, cedendo espaço para as suas concorrente.