BRA CERTIFICADORA BUSCA NOVOS NEGÓCIOS NO SETOR DE ÓLEO E GÁS

Por Bruno Viggiano (bruno@petronoticias.com.br) – 

Amanda Sá

As diversas vertentes do mercado de óleo e gás abrem espaço para uma enorme variedade de negócios, e a área de certificação é uma que tem atraído novos competidores. A empresa Bra Certificadora, sediada no Rio de Janeiro, foi criada em 2013 com o foco nesse segmento e já conta com um planejamento detalhado para os próximos anos. A diretora de operações da empresa, Amanda Sá, acredita que a necessidade de adequações por parte das empresas ao novo Regulamento Técnico Mercosul (RTM) é uma fonte de oportunidades e aposta na expertise e qualificação de sua equipe para ganhar espaço neste mercado. Amanda reconhece que o momento do setor de petróleo não é bom e que, como reflexo da situação econômica, existe uma estagnação tanto na área industrial quanto de certificação, mas espera uma melhora para 2015. No planejamento da empresa para os próximos três anos, a meta é conquistar um mínimo de 10 clientes cativos por ano.

Como foi a criação da empresa?

A empresa começou a nascer em 2012. Vimos uma oportunidade  de negócio a partir da grande demanda existente nas áreas de certificação de equipamentos (OCP), inspeção de equipamentos e diligenciamento de contratos, e decidimos iniciar nossas atividades no ano seguinte. Estamos preparados para realizar inspeções ao longo da fabricação ou inspeções finais de entrega de equipamentos, assim como provermos, com eficiência, o diligenciamento de contratos de fornecimentos de equipamentos, que inclui todo suporte à adequação da documentação técnica exigível do equipamento, além de outros requisitos contratuais já comumente praticados no mercado. Hoje as empresas não têm mais condições de manter uma estrutura própria capaz de atender a todas estas demandas, porque, além de muito custoso, foge completamente do principal negócio delas.

Quais são os focos da empresa no setor de óleo e gás?

No que tange a certificação de equipamentos, no ramo de fornecimento de bens, nosso foco está na certificação de equipamentos para áreas classificadas. E, considerando a expertise que já acumulamos neste tipo de fornecimento, nossa intenção é oferecer também os serviços de inspeção – fabricação e final – e de diligenciamento de contratos – cronograma, controle de qualidade, documentação técnica, entre outros – alinhados a este mercado.

Com relação às empresas que prestam serviços no setor de óleo e gás, a partir da qualificação e experiência acumulada por nosso pessoal ocorrida nos últimos dois anos, estamos iniciando um trabalho que visa auxiliar as companhias do setor que estão buscando sua adequação ao novo Regulamento Técnico Mercosul (RTM), incluindo a implantação de um sistema de gestão metrológica, com base na ISO 10012. Sabemos da demanda crescente nesta área e nossa intenção é oferecer um acompanhamento técnico eficaz e contínuo aos nossos clientes, após todas as ações de adequação ao RTM, preparando-o para qualquer auditoria que venha a ser realizada em suas instalações.

Como está o crescimento da área de certificação e inspeção hoje no Brasil?

A área de certificação e inspeção é diretamente proporcional ao volume de investimentos no nosso parque industrial. Infelizmente, os últimos anos foram de estagnação da nossa economia e, da mesma forma, estagnação no ramo de certificação e inspeção. Até por isso ampliamos nosso escopo de atuação. No entanto, precisamos estar preparados para uma retomada do crescimento, ainda que este não venha a ocorrer da forma que esperamos no médio prazo.

Quais são as expectativas?

Nossa expectativa é, mesmo diante das adversidades de mercado, com base na nossa experiência e expertise, firmar posição como empresa referência em confiabilidade e agilidade na prestação dos serviços propostos ao longo dos próximos três anos. Agilidade é algo que nitidamente falta no mercado. Existem empresas muito conceituadas atuando neste ramo, mas a agilidade é um problema permanente. Não podemos deixar de ser confiáveis em nenhum momento, afinal, a confiabilidade é a mais importante das qualidades para o nosso mercado, mas sabemos que podemos aliar esta qualidade a uma agilidade de atendimento que será nosso grande diferencial frente à concorrência.

Já traçaram metas para estes primeiros anos? Quais?

Nossas metas para esses primeiros anos de operação são iniciar, já em 2015, um plano de marketing para divulgação de nossa marca no mercado; fazer contato com os principais clientes; e conquistar um mínimo de 10 clientes cativos por ano nos próximos três anos.

 Também pretendem atuar na certificação de conteúdo local?

Temos sim este plano, mas ainda precisamos estudar melhor a demanda de mercado para este ramo e, principalmente, os rumos das políticas públicas quanto à manutenção deste tipo de certificação.

 Quais estão sendo os maiores desafios neste começo das operações?

Para o ramo de certificação, o maior desafio é a sobrevivência ao longo de todo o processo de certificação junto ao Inmetro, pelo qual felizmente já passamos.

Neste momento, seja para certificação, inspeção ou qualquer outro serviço, a luta é para entrarmos num mercado em que algumas empresas já estão estabelecidas e a oferta de profissionais qualificados é bastante escassa. As barreiras a potenciais entrantes, como nós, sempre existem em qualquer mercado e não está sendo diferente. Somente estamos superando esses concorrentes pelo bom relacionamento de mercado que conseguimos manter e graças a um alto nível de conhecimento e experiência que nosso corpo técnico possui.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of