BRASIL ELEVA EM 52% A EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO EM 2015

barril-petróleoEm meio às dificuldades, novos caminhos positivos vêm sendo traçados pelo mercado nacional. A exportação brasileira de petróleo em bruto apresentou um crescimento de 52% entre janeiro e outubro deste ano, impulsionada por um acréscimo na produção interna da indústria. Ao passo que as importações continuam a cair no país em decorrência das menores demandas, o crescimento de 10% da produção nacional gerou maior disponibilidade de óleo para as vendas ao mercado externo.

O alinhamento de fatores positivos permite que o país reduza seu saldo econômico negativo em meio às dificuldades de uma recessão. De acordo com dados do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento (MDIC), o saldo negativo da conta de petróleo no país caiu de US$ 13,7 bilhões para US$ 4,5 bilhões na comparação com o mesmo período de 2014.

A tendência é de que esse balanço continue a melhorar até o final do ano, permitindo um cenário mais estável para 2016. Com a nova conjuntura, estimativas indicam que o país, majoritariamente exportador de petróleo e importador de derivados do insumo, pode zerar o saldo negativo ou até obter um leve superávit até o final de dezembro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of