BRASIL FARÁ NOVA ENTREGA DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA A ARGENTINA
Brasil e Argentina dão um novo passo em suas relações no setor nuclear. A estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) entregará em breve um novo carregamento de combustível nuclear para o país vizinho. O produto é fabricado pela companhia brasileira em sua unidade em Resende (foto ao lado), no sul do estado do Rio de Janeiro. A data precisa da entrega da carga é mantida em sigilo pela INB, por questões de segurança.
A relação comercial entre os dois países envolvendo o combustível nuclear surgiu em 2016, com a exportação da primeira carga de 4 toneladas do produto para a Combustibles Nucleares Argentinos (Conuar).
Hoje, a Argentina possui três reatores nucleares gerando cerca de 5% da eletricidade no pais. Seu primeiro reator comercial de energia nuclear começou a operar em 1974. Atualmente, a Argentina também está desenvolvendo um pequeno protótipo de reator de energia projetado no país, o CAREM25, já de olho na tendência dos reatores modulares.
Conforme noticiamos recentemente, apesar de toda crise provocada pelo coronavírus, a Argentina está pronta para fazer a retomada da construção do CAREM-25 e também de uma instalação de armazenamento a seco de combustível usado, bem como a reforma da usina nuclear Atucha 1.
“Estamos convencidos de que a ênfase deve ser dada à continuidade do nosso plano nuclear e à geração de energia nuclear como uma das reservas de energia. Esse setor é fundamental e vital para os interesses do país. Em momentos de crise como esse, surge a importância do papel do Estado e, no caso da geração nuclear, mostra resiliência energética, à vista dos indicadores atuais”, declarou recentemente o ministro da Energia argentino, Sergio Lanziani.
Deixe seu comentário