PETROBRÁS REAFIRMA COMPROMISSO COM NOVO MERCADO DO GÁS E DIZ QUE PREÇOS CAÍRAM 36%

gas-glp-petrobrasA Petrobrás divulgou um comunicado esta tarde (8) reafirmando seu compromisso com as propostas do novo mercado de gás natural e informando que os preços de venda do produto, incluindo o transporte,  para as distribuidoras nos novos contratos iniciados em janeiro  tiveram uma redução média de 36%, em US$ por mil~hoa de BTU, em maio de 2020, em comparação a dezembro de 2019, considerando a cotação do dólar na data do último reajuste do contrato (30 de abril de 2020). Se medidos em R$/m³, os preços praticados pela Petrobrás às distribuidoras, também  incluindo o transporte, nos novos contratos em 2020, que acumulam uma redução média de 15%, apesar da depreciação do Real.

Essa queda, diz o comunicado,  “decorre principalmente das mudanças negociadas com as distribuidoras para os novos contratos de venda, onde o preço da molécula de gás está atrelado à variação do preço do petróleo no mercado internacional e é revisado a cada três meses. Consequentemente, a queda do preço de petróleo nos últimos meses possibilitou a redução do gás.

A Petrobrás esclarece que o preço da molécula de gás e o custo do transporte não são os únicos fatores determinantes do preço do gás natural ao consumidor final, havendo ainda, as margens das distribuidoras, bem como a incorporação dos tributos federais e estaduais. É importante destacar que o processo de aprovação das tarifas é realizado por cada agência reguladora estadual, conforme legislação e regulação específicas.

“ A Petrobrás continua comprometida com o processo de abertura do mercado de gás natural. A companhia tem atuado para acelerar as etapas deste processo, na busca pelo desenvolvimento de um mercado aberto, competitivo e sustentável. Os contratos de venda para as distribuidoras são públicos e estão disponíveis no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para consulta.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of