BRASIL NEGOCIA EXTENSÃO DE FORNECIMENTO DE GÁS BOLIVIANO POR MAIS 20 ANOS

Luis Alberto Sanchez FernandezO mercado de gás natural deve continuar se expandindo nos próximos anos e o governo brasileiro já está se movimentando para ampliar por mais 20 anos o contrato de fornecimento de gás boliviano para o país. O atual acordo, assinado em 1999, expira em 2019 e contempla 32 milhões de metros cúbicos por dia, mas o volume deve ser aumentado para os próximos anos.

A questão está sendo tratada na idade boliviana de Santa Cruz pelo ministro de Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia, Luis Alberto Sánchez (foto), e pelo secretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia do Brasil, Altino Ventura. O encontro serve como espécie de ensaio para o encontro que terão os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e Dilma Rousseff, no próximo dia 2 de fevereiro em Brasília.

O novo acordo pode contemplar avanços nas relações entre os países, com a possibilidade de desenvolvimento de uma hidrelétrica binacional no rio Madeira e três projetos de hidrelétricas na Bolívia, de acordo com Sanchez, em entrevista para a agência estatal “ABI”. Os governos também conversam sobre uma proposta brasileira para desenvolver em sociedade com a Bolívia a indústria petroquímica, bem como a venda de gás de petróleo liquefeito (GPL) e de gás natural liquefeito (GNL) produzidos pela Bolívia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of