BRASIL PASSOU DA MARCA DE 5 MIL KM DE EXPANSÃO DE REDE DE TRANSMISSÃO EM 2022

linhastransmissaoA expansão acumulada da rede de transmissão do Brasil em 2022 ultrapassou a marca de 5 mil km em junho, de acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Além disso, nos seis primeiros meses do ano, o país expandiu a sua capacidade de transformação em 14,9 MVA. O CMSE detalhou ainda que o crescimento na capacidade de geração brasileira até junho somava 2.332 MW. Sobre a geração distribuída, a expansão verificada em 2022 foi de 2.984 MW, atingindo o total de aproximadamente 11,5 GW instalados no país.

O CMSE trouxe também dados sobre as condições dos reservatórios das hidrelétricas do país. Ao final de junho, foram verificados armazenamentos equivalentes de 65,5%, 94,9%, 91,3% e 96,4% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. De acordo com o comitê, a previsão para o fim de julho é que esses subsistemas alcancem os seguintes patamares: Sudeste/Centro-Oeste (62,1%), Sul (86,6%), Nordeste (80,9%) e Norte (96,8%).

Durante a reunião do CMSE desta semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) destacou que, no mês de junho, as principais bacias hidrográficas da região Sul apresentaram montantes de precipitação superiores à média histórica, devido ao avanço regular de frentes frias pela região. O ONS explicou ainda que os estudos prospectivos apresentados, que contemplam avaliações estendidas até o final de dezembro de 2022, indicam o pleno atendimento, tanto em termos de energia quanto de potência, em todo o período, com perspectivas de níveis de armazenamento significativamente superiores aos verificados em 2021.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of