BRASKEM ACERTA PARCERIA ESTRATÉGICA COM A VITOL PARA COMPRA DE ÓLEO DE PIRÓLISE
A Braskem e a Vitol anunciam um acordo de fornecimento de matéria-prima circular, derivada de resíduos plásticos. A parceria prevê que a Vitol iniciará o fornecimento do óleo de pirólise para a Braskem Netherlands, produzido a partir do processo de reciclagem química nas instalações da WPU – Waste Plastic Upcycling, na Dinamarca. Para saber, a reciclagem química é um processo complementar à reciclagem mecânica tradicional. Ela permite que os resíduos plásticos mais difíceis de processar a partir da reciclagem mecânica sejam recuperados e transformados em matéria-prima útil para a indústria química, sendo uma alternativa às matérias-primas derivadas de combustíveis fósseis. O acordo com a Vitol ajudará a Braskem a aumentar seu portfólio de produtos circulares em todo o mundo e faz parte do ecossistema Wenew, um conceito que representa e consolida os esforços da Braskem voltados à economia circular por meio de quatro pilares: produtos, educação, tecnologia e design circular.
A iniciativa tem um impacto significativo na estratégia de crescimento da companhia e no alcance de suas metas de redução de resíduos plásticos. Até 2030, a Braskem incluirá, em seu portfólio, 1 milhão de toneladas de produtos com conteúdo reciclado e recuperará 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos, evitando que sejam descartados no meio ambiente. “A economia circular é um objetivo atrelado à estratégia de negócios da Braskem. A adoção de iniciativas que incluem a recuperação de resíduos plásticos, bem como a reciclagem mecânica e química nos nossos processos de produção está relacionada ao objetivo da companhia de viabilizar um futuro mais circular e sustentável. Acreditamos que a infraestrutura e expertise da Vitol aliadas à tecnologia de reciclagem de resíduos plásticos da WPU permitirão que a Braskem dê um passo importante no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes”, afirmou o vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na Europa e Ásia, Walmir Soller.
Já o líder global de comércio de nafta da Vitol, Tom Baker, declarou: “Estamos muito satisfeitos em fornecer à Braskem o óleo de pirólise da WPU, que complementa o desejo da Braskem de promover a circularidade de seus produtos globalmente. O uso de matérias-primas derivadas de resíduos na cadeia de valor é uma forma de upcycling, que garantirá à Braskem atender às necessidades sustentáveis de seus clientes”.
E o presidente do conselho da WPU, Niels Stielund, disse que o acordo com a Braskem é um passo importante. “Estamos muito satisfeitos em poder apoiar os esforços da Braskem para alcançar a sustentabilidade por meio do óleo de pirólise que produzimos em nossas fábricas. O fato de um ator de renome mundial como a Braskem passar a usar nossa matéria-prima é um marco para nós e uma chancela de aprovação para nossa tecnologia proprietária. Também destaca como os resíduos plásticos podem ser um recurso valioso para a circularidade, em vez de acabar em incineradores ou aterros sanitários. Estamos honrados e felizes em embarcar nessa jornada com a Braskem e a Vitol”, concluiu.
Deixe seu comentário