BULGÁRIA SUSPENDE CONSTRUÇÃO DE GASODUTO QUE TRANSPORTARIA GÁS RUSSO PARA A EUROPA

plamen-oresharskiApós pedido da Comissão Europeia, Bulgária decidiu suspender sua parte do projeto de construção do gasoduto South Stream, concebido para transportar gás russo para a Europa. Um consórcio formado pela russa Stroytransgaz e cinco empresas búlgaras havia sido escolhido no fim de maio para assumir o empreendimento. O bloco europeu que o gasoduto não cumpre as regras sobre contratos públicos para a área de energia.

O primeiro ministro búlgaro Plamen Oresharski (foto) negou que o plano tenha sido descartado. “Foi ordenado que fossem suspensas as atividades para o início da construção enquanto decorrem as negociações com a Comissão Europeia. A construção do gasoduto vai continuar assim que eliminarmos todas as críticas da parte de Bruxelas”, disse.

A construção do gasoduto foi iniciada em 2012, envolvendo um investimento de 16 mil milhões de euros por parte de empresas mistas criadas pela russa Gazprom, com sócios da Bulgária, Sérvia, Hungria, Grécia, Croácia, Eslovênia e Áustria. A parte búlgara iria começar a ser construída nos próximos meses, de modo a possibilitar o transporte do gás natural através do Mar Negro para a Bulgária e outros países europeus.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of