BUREAU VERITAS ADQUIRE TH HILL E GANHA EXPERTISE EM FERRAMENTAS DE PERFURAÇÃO
O Bureau Veritas, grupo atuante há quase dois séculos oferecendo serviços de controle de qualidade para a indústria naval, adquiriu recentemente a americana TH Hill, única detentora do padrão internacional de normas para ferramentas de perfuração no mundo. A aquisição representa um passo importante no aumento do portfólio do Bureau Veritas, que atua no setor de óleo e gás no Brasil desde o fim da década de 70, para preencher uma lacuna identificada pela empresa na exploração e produção de petróleo no país e no mundo. Para contar um pouco sobre a história da empresa e falar sobre sua última aquisição, o CEO do Bureau Veritas nas Américas, Pedro Guimarães, conversou com o repórter André Dutra.
O que significa essa aquisição para as operações do Bureau Veritas no Brasil?
A aquisição vai facilitar a vida de todas as operadoras de poços offshore e onshore no mundo, mas a curto prazo no Brasil a maior beneficiada será a Petrobrás. Nós já temos o contrato em curso para a escolha da combinação de ferramentas para perfuração, mas os recursos que tínhamos era limitado, e agora com a expertise da TH Hill poderemos concluir o contrato e otimizar a perfuração. A longo prazo acredito que a maioria das operadoras atuantes no país irão se beneficiar deste know-how exclusivo.
Qual a importância do trabalho realizado pela TH Hill?
Numa perfuração não é raro ocorrer um desgaste excessivo e até mesmo a quebra de peças de perfuração de poços. Além do atraso e prejuízo provocado por este tipo de acidente, podem haver consequências mais sérias, como um vazamento ou até mesmo o colapso do poço. Com uma escolha mais apurada do conjunto de ferramentas de perfuração o risco de problemas deste tipo acontecerem são os menores possíveis.
Fora este novo serviço, quais são os serviços prestados pelo Bureau Veritas no Brasil?
Nós temos diversos serviços de inspeção, acompanhamento e controle de qualidade, que vão desde a construção civil, que é nosso segundo maior mercado no Brasil, inclusive, até o mercado offshore, que é o segmento que tem pautado o crescimento da empresa no país desde que entramos no segmento de óleo e gás. No setor de petróleo e gás temos serviços de apoio offshore assim como de classificação de navios e certificação na construção de embarcações.
Qual a história do Bureau Veritas no Brasil?
Estamos no país há 80 anos, mas tivemos nosso crescimento acelerado a partir do início dos anos 80, principalmente por causa do petróleo e da construção civil. Depois, com o crescimento da Petrobrás nós fomos evoluindo junto, e hoje atuamos em diversas áreas no país, desde certificação de sistemas de gestão, até análise na área de commodities.
O Brasil é o principal investimento da empresa na América Latina?
Sem dúvidas. Até mesmo por ser a maior economia foi o primeiro país que implantamos uma filial da empresa no continente. O Brasil é destaque no continente, principalmente no segmento offshore, e representa praticamente metade dos nossos investimentos e receita na América Latina.
O que você pensa sobre a lei do conteúdo nacional brasileira?
Acredito que é muito importante para um país que tem um crescimento muito grande no setor de óleo e gás a criação de políticas como esta. É de vital importância para o Brasil o investimento em portos e estaleiros para a produção de embarcações e sondas próprias. Porém este tipo de regulamentação tem que ser feita com cuidado para que os preços aumentem muito e afetem o produto final.
Este é um mercado que pode ser explorado pelo Bureau Veritas?
Esta lei na verdade é uma evolução, com maior rigor, de diversas outras regulamentações que já existem no Brasil sobre conteúdo nacional. Nós já trabalhamos há algum tempo com inspeção de conteúdo local em componentes, mas se trata de um mercado secundário, explorado de forma apenas pontual pela empresa.
Deixe seu comentário