CANADÁ ESTÁ INVESTINDO US$ 26 MILHÕES NA WESTINGHOUSE PARA APOIAR O MICROREATOR NUCLEAR eVINCI
O governo canadense investirá US$ 21,6 milhões na Westinghouse Electric Canada para apoiar seu microrreator eVinci de próxima geração. Este é o terceiro investimento em tecnologia de pequenos reatores modulares (SMR) a ser feito por meio do Fundo de Inovação Estratégica do Canadá para Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico (ISED). De acordo com o ISED, o projeto eVinci apoia o Plano de Inovação e Competências do governo, ajudando a construir uma força de trabalho altamente qualificada e avançando na pesquisa em novas tecnologias fundamentais, e também apoia o Plano de Ação SMR do Canadá, que descreve uma visão de longo prazo para o desenvolvimento e implantação de esta tecnologia no país e em todo o mundo. O governo está apoiando o projeto eVinci para que o reator possa ser licenciado com sucesso.
O ministro da Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne (foto à direita), disse que à medida que o governo avança rapidamente com a recuperação econômica verde, as bases para um futuro melhor e mais próspero, orientado para o clima, estão sendo lançadas. “A tecnologia inovadora da Westinghouse ajudará a fornecer fontes de energia mais limpas em todo o Canadá, especialmente em comunidades remotas. papel crítico no combate às mudanças climáticas, aproveitando a liderança global do Canadá em SMRs e garantindo empregos no setor de energia de Ontário”, afirmou.
O microrreator eVinci é um reator de tubo de calor capaz de fornecer calor e energia combinados (5 MWe e até 13 MWt). Totalmente construído, abastecido e montado em fábrica, a Westinghouse diz que o reator transportável pode levar energia limpa para locais fora da rede, comunidades e ilhas remotas, geração descentralizada, locais industriais, operações de mineração, data centers, universidades, propulsão marítima, geração de hidrogênio e água purificação. Pode ser usado como fonte de energia primária ou em conjunto com outras fontes, como as renováveis. David Durham (foto à esquerda), presidente da Westinghouse Energy Systems, disse que “a tecnologia de microrreator eVinci permite muitas aplicações que beneficiarão as indústrias e comunidades canadenses, especialmente aquelas que precisam de calor e energia sem carbono”.
Um estudo de viabilidade preparado pela Westinghouse e Bruce Power no ano passado descobriu que o reator eVinci seria uma alternativa viável à geração de diesel em minas e em comunidades remotas, com seu custo reduzido de eletricidade e aquecimento oferecendo oportunidades de crescimento econômico. A contribuição do governo para o eVinci está sendo feita por meio da iniciativa Net Zero Accelerator do Strategic Innovation Fund, que apoia especificamente as metas líquidas zero do Canadá de transformar a economia para um crescimento limpo e de longo prazo e alcançar uma economia líquida zero até 2050.
Deixe seu comentário