CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NO BRASIL AUMENTA 20%

energia-eolicaA capacidade total de geração de energia eólica no Brasil encerrou janeiro com 2.211 MW, 20% a mais do que o registrado no mesmo mês do ano anterior. A geração total dessas usinas foi 763 MW, aumento de 25% na mesma comparação e correspondente a 35% da capacidade instalada. Esse fator de aproveitamento se mostrou a superior ao de países como China (18%), Estados Unidos (33%) e Espanha (24%), todos com maior potencial de geração eólica que o brasileiro.

O  Nordeste foi o submercado que puxou o aumento da capacidade instalada no país, concentrando 1.461 MW provenientes de 60 usinas – e com aumento de 25,3% em relação a janeiro do ano passado. A geração média na região foi de 597 MW médios contra 429 MW médios no início de 2013. No submercado Sul foi registrada uma capacidade de 723MW em um universo de 29 usinas, o que representa um crescimento de 11,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior; já o Sudeste apresentou uma única usina no mesmo intervalo de tempo, com capacidade de 28 MW.

O Boletim de Usinas Eólicas considera empreendimentos com ao menos uma unidade geradora em  operação  comercial  e  apresenta os resultados consolidados  de  geração, garantia física e capacidade das usinas da fonte que  comercializam  energia por meio do Proinfra, nos leilões do ambiente de contratação  regulada e também no mercado livre.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of