CASA DOS VENTOS ACIONA O PRIMEIRO GERADOS DO COMPLEXO EÓLICO FOLHA LARGA DO SUL, NA BAHIA

lucas_araripeA Casa dos Ventos acionou o primeiro aerogerador do complexo eólico Folha Larga Sul, localizado em Campo Formoso, na Bahia. O empreendimento é um dos  pioneiros e maiores no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Ele possui 36 turbinas V150-4.2 MW da dinamarquesa Vestas, e terá parte de sua energia destinada ao mercado livre. O investimento total realizado pela Casa dos Ventos na construção do empreendimento foi de aproximadamente R$ 750 milhões, tendo como principal agente financiador o Banco do Nordeste.
A Folha Larga Sul possui contrato de venda de energia com a Vale por 23 anos – o maior prazo já assegurado por um parque eólico no país – com a possibilidade por parte da mineradora de aquisição de participação na usina, de modo a se tornar autoprodutora.

Lucas Araripe(foto), diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, explicou que  “Desenvolvemos um modelo customizado, no qual assumimos os riscos e investimentos de construção do projeto, tendo o consumidor a possibilidade de, no futuro, tornar-se acionista do ativo, passando a usufruir dos benefícios de ser um autoprodutor. A contratação por prazos maiores também garante baixo custo e previsibilidade, o que é interessante em países como o Brasil, onde temos uma alta volatilidade de preços.

As obras de Folha Larga Sul começaram em 2019 e a previsão é que o projeto inicie sua operação comercial plena em julho deste ano. “Anteciparemos o SWSWSWcronograma do empreendimento, mesmo diante das atuais adversidades, comprovando nosso histórico de competência em implantação.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of