CASA DOS VENTOS E VULCABRÁS AZALEIA ASSINAM CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA EÓLICA

azazaA Casa dos Ventos, uma das pioneiras investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, assinou contrato de compra e venda de energia renovável de longo prazo com a Vulcabrás Azaleia para fornecer energia às operações da empresa, em volume que representa a totalidade de seu consumo. Com investimento de R$ 2,4 bilhões e potência instalada de 504 MW, o complexo eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, é formado por oito parques, o que possibilita a negociação de contratos no mercado livre com empresas de porte e setores diferentes. Repetindo o modelo assinado com a mineradora Vale no ano passado, além do contrato de compra e venda de energia, a Vulcabrás Azaleia ainda poderá se tornar sócia da usina, de modo que passe a figurar como autoprodutora de energia.

Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, disse que “Criamos um modelo customizado que atende às diferentes necessidades de empresas, de eletrointensivas, como a Vale, e até as que tem menos demanda de eletricidade, mas que já pensam na descarbonização de sua energia. A condição singular do vento da região, combinado com as economias da escala do empreendimento, nos dão a condição de ofertar contratos a tarifas muito competitivas. Além disso, nosso parceiro tem a possibilidade de, no futuro, tornar-se acionista do ativo, passando a usufruir dos benefícios de ser um autoprodutor.”

.Rio do Vento possui 120 turbinas V150-4.2 MW da dinamarquesa Vestas, líder mundial na fabricação de aerogeradores, e está localizado nos municípios de Caiçara do Rio do Vento, Riachuelo, Ruy Barbosa e Bento Fernandes. A operação comercial do complexo está prevista para começar no segundo semestre de 2021. O complexo eólico potiguar se tornará um dos maiores do mundo e ainda tem capacidade de expansão e hibridização por meio da inserção da fonte solar. O empreendimento, que nasce com 504 MW tem previsão de ser duplicado, alcançando capacidade instalada de 1 GW.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of