CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EPC PLANEJA CONSTRUIR CENTRO TECNOLÓGICO NO RIO DE JANEIRO
Por André Dutra / Petronotícias –
O setor de EPC previu um futuro promissor para o Brasil durante a 5ª assembleia dos Associados ao Centro de Excelência em EPC (CE-EPC), onde foram apresentados os projetos desenvolvidos em parceria com as empresas, universidades e instituições filiadas ao centro. O principal deles foi o projeto do Centro Tecnológico voltado para EPC, que será construído em parceria com universidade ainda não divulgada, e irá abrigar setores de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de EPC na indústria de petróleo e gás.
Principal proposta do CE-EPC, a criação do centro tecnológico (CT) deve acontecer sob o comando da nova gestão, eleita durante a Assembleia. A nova presidente do centro de excelência, Renata Baruzzi e o novo diretor, José Antônio Figueiredo, devem marcar uma maior presença da Petrobrás na instituição, e também uma aceleração no projeto do CT. Apesar de não ter a localização confirmada, já que ainda não houve reunião da nova gestão para tratar sobre o assunto, o local mais provável para a instalação da unidade seria no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.
Tanto a nova presidência e diretoria, quanto os projetos apresentados, especialmente o do CT, foram bem recebidos pelos associados do CE-EPC presentes na assembleia. “Uma participação maior da Petrobrás, agora com duas pessoas novas, e a mudança de representantes das empresas foram muito importantes para renovar o quadro do Centro”, observou Marcelo Bonilha (foto), Diretor Superintendente da EBSE e membro da diretoria do CE-EPC. O executivo ainda ressaltou a missão da nova presidência em desenvolver o projeto do CT e exaltou a maior participação de empresas operadoras no CE-EPC. “A Petrobrás, como principal operadora do país, tem muito a contribuir com as ideias e proposições de novas alternativas”, frisou Bonilha.
Já o novo membro da diretoria, o presidente da Toyo/Setal, Maurício Godoy, exaltou a continuidade do trabalho e a missão do CE-EPC de sempre buscar excelência e competitividade no setor. “É uma busca imprescindível para qualquer mercado”, disse. “Este é o fórum adequado para a discussão de ideias para construir trabalhos que facilitem a vida de todos os envolvidos no setor”, avaliou Godoy. Apesar de ainda não ter analisado profundamente os projetos apresentados, o novo diretor destacou um deles como muio interessante para o setor. “O projeto de Benchmarking é muito importante, porque hoje ainda existe uma diferença muito grande entre os índices obtidos no Brasil e algumas referências internacionais. Este é um campo com grande capacidade de crescimento, porque e a primeira coisa que se pode fazer para melhorar algo, é medi-lo. A partir do momento em que se mede, pode-se comparar com referencias e é possível realizar um trabalho de melhoria.”, explicou Godoy.
Entre outros destaques apresentados na assembleia pelo agora vice-presidente do centro, Antônio Muller, estava o projeto da elaboração de um contrato padrão para contratações em EPC na indústria de petróleo e gás, que vem sendo desenvolvido a partir de análises de diversos tipos de contrato, e foi criado em parceria com a Shell. Os workshops e cursos realizados em 2012 também foram mencionados por Muller, que destacou a parceria do CE-EPC com o Construction Industry Institute (CII), instituto da Universidade do Texas, que elaborou alguns cursos, presenciais e online, em conjunto com o centro de excelência.
Caro Andre
GOstaria de no possivel complementar seu comentario. Em linhas gerais atende muito bem ao acontecido
Parabens