CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EPC PLANEJA CONSTRUIR CENTRO TECNOLÓGICO NO RIO DE JANEIRO

Por André Dutra / Petronotícias – 

O setor de EPC previu um futuro promissor para o Brasil durante a 5ª assembleia dos Associados ao Centro de Excelência em EPC (CE-EPC), onde foram apresentados os projetos desenvolvidos em parceria com as empresas, universidades e instituições filiadas ao centro. O principal deles foi o projeto do Centro Tecnológico voltado para EPC, que será construído em parceria com universidade ainda não divulgada, e irá abrigar setores de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de EPC na indústria de petróleo e gás.

Principal proposta do CE-EPC, a criação do centro tecnológico (CT) deve acontecer sob o comando da nova gestão, eleita durante a Assembleia. A nova presidente do centro de excelência, Renata Baruzzi e o novo diretor, José Antônio Figueiredo, devem marcar uma maior presença da Petrobrás na instituição, e também uma aceleração no projeto do CT. Apesar de não ter a localização confirmada, já que ainda não houve reunião da nova gestão para tratar sobre o assunto, o local mais provável para a instalação da unidade seria no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.

Tanto a nova presidência e diretoria, quanto os projetos apresentados, especialmente o do CT, foram bem recebidos pelos associados do CE-EPC presentes na assembleia. “Uma participação maior da Petrobrás, agora com duas pessoas novas, e a mudança de representantes das empresas foram muito importantes para renovar o quadro do Centro”, observou Marcelo Bonilha (foto), Diretor Superintendente da EBSE e membro da diretoria do CE-EPC. O executivo ainda ressaltou a missão da nova presidência em desenvolver o projeto do CT e exaltou a maior participação de empresas operadoras no CE-EPC. “A Petrobrás, como principal operadora do país, tem muito a contribuir com as ideias e proposições de novas alternativas”, frisou Bonilha.

Já o novo membro da diretoria, o presidente da Toyo/Setal, Maurício Godoy, exaltou a continuidade do trabalho e a missão do CE-EPC de sempre buscar excelência e competitividade no setor. “É uma busca imprescindível para qualquer mercado”, disse. “Este é o fórum adequado para a discussão de ideias para construir trabalhos que facilitem a vida de todos os envolvidos no setor”, avaliou Godoy. Apesar de ainda não ter analisado profundamente os projetos apresentados, o novo diretor destacou um deles como muio interessante para o setor. “O projeto de Benchmarking é muito importante, porque hoje ainda existe uma diferença muito grande entre os índices obtidos no Brasil e algumas referências internacionais. Este é um campo com grande capacidade de crescimento, porque e a primeira coisa que se pode fazer para melhorar algo, é medi-lo. A partir do momento em que se mede, pode-se comparar com referencias e é possível realizar um trabalho de melhoria.”, explicou Godoy.

Entre outros destaques apresentados na assembleia pelo agora vice-presidente do centro, Antônio Muller, estava o projeto da elaboração de um contrato padrão para contratações em EPC na indústria de petróleo e gás, que vem sendo desenvolvido a partir de análises de diversos tipos de contrato, e foi criado em parceria com a Shell. Os workshops e cursos realizados em 2012 também foram mencionados por Muller, que destacou a parceria do CE-EPC com o Construction Industry Institute (CII), instituto da Universidade do Texas, que elaborou alguns cursos, presenciais e online, em conjunto com o centro de excelência.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
danilo goncalves Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
danilo goncalves
Visitante
danilo goncalves

Caro Andre

GOstaria de no possivel complementar seu comentario. Em linhas gerais atende muito bem ao acontecido

Parabens