CHC BRASIL CONQUISTA NOVOS CONTRATOS NO PAÍS, EXPANDE SUA FROTA E PLANEJA AUMENTAR QUADRO DE FUNCIONÁRIOS
A empresa de transporte aéreo CHC tem conquistado excelentes resultados no Brasil e está com planos para aumentar ainda mais sua presença no país. Conforme noticiamos, no início do ano, a companhia assegurou novos contratos com a Petrobrás. Além disso, a CHC Brasil também está estreitando laços com outras petroleiras que operam no país. É o que afirma a diretora de vendas para a América Latina da empresa, Lícia Rocha. A executiva conta ainda que novos contratos dentro do setor de óleo & gás estão prestes a ser anunciados. “Em um futuro muito próximo, teremos a assinatura de outros novos contratos, porém, devido a questões de confidencialidade, ainda não podemos revelar detalhes sobre eles. Estamos extremamente satisfeitos com essa trajetória de sucesso no Brasil”, comemorou. Ela lembra que a Petrobrás anunciou a intenção de ampliar o número de aeronaves de médio porte operando até 2024 e que isso traz muitas expectativas positivas para o segmento de transporte offshore. A CHC Brasil poderá ainda expandir sua frota, a depender dos resultados das próximas licitações. Nos últimos meses, a empresa trouxe três novos helicópteros novos para o país. “Hoje, existe uma licitação aberta da Petrobrás no mercado e acreditamos que outras concorrências ainda serão lançadas, justamente para fazer frente aos planos de expansão da frota a serviço da petroleira até 2024”, explicou. Lícia contou ainda que a CHC deverá chegar a um aumento de 60% no seu quadro de funcionários até janeiro de 2024 e detalhou as ações da empresa para reduzir as emissões de CO2 durante os voos.
Para começar nossa entrevista, poderia comentar um pouco sobre os novos contratos assinados com a Petrobrás durante os primeiros meses do ano?
A CHC trabalha com a Petrobrás há muitos anos e mantém também um relacionamento muito forte com o mercado, de maneira geral. Estamos muito felizes com o anúncio dos novos contratos que foram concedidos pela Petrobrás recentemente. Eles são a prova da capacidade da equipe fantástica que temos no Brasil.
Apoiar a produção de energia é uma das nossas principais especialidades e estamos comprometidos com o crescimento das nossas operações na América Latina nos próximos anos. Com esses novos contratos anunciados nos primeiros meses do ano, conseguimos triplicar a quantidade de negócios com a Petrobrás, envolvendo a frota de AW139, da Leonardo, e S-92, da Sikorsky.
Como estão os movimentos da CHC para assinar negócios com outras petroleiras?
Além da Petrobrás, já operamos com alguns outros players no mercado e temos um relacionamento muito próximo com eles. A CHC entende que há um aumento significativo nas campanhas exploratórias no mercado. E há também oportunidades para novos fornecedores nos campos desinvestidos pela Petrobrás. Estamos trabalhando em estreita colaboração com esse mercado e, felizmente, estamos obtendo sucesso – principalmente no segmento de voos spot. Olhando para o médio e longo prazo, a ideia é estabelecer um relacionamento ainda mais próximo assim que os projetos dessas empresas tenham suas características definidas.
Poderia detalhar um pouco sobre como e onde acontecem as operações da CHC no Brasil?
Atualmente, a CHC está com operações em Cabo Frio e Jacarepaguá (RJ). Em breve, também iniciaremos operações em Maricá (RJ). Os contratos conquistados com a Petrobrás no início do ano são fruto de uma licitação do ano passado e atendem, basicamente, a Bacia de Campos e Santos. Um desses contratos teve início em janeiro, outros tiveram início em julho e alguns começarão em agosto.
Em um futuro muito próximo, teremos a assinatura de outros novos contratos, porém, devido a questões de confidencialidade, ainda não podemos revelar detalhes sobre eles. Estamos extremamente satisfeitos com essa trajetória de sucesso no Brasil.
Como todos sabem, a indústria de óleo e gás passou por um momento difícil. É muito bom ver esse aquecimento no setor de novo. A Petrobrás anunciou que pretende aumentar a frota em 26 aeronaves de médio porte equivalente até 2024. Esse é um momento muito importante. Nós acreditamos que com esse crescimento do mercado, estamos muito bem posicionados para continuar executando nossos planos de crescimento na região.
Gostaria que falasse aos nossos leitores um pouco sobre a atual frota da CHC no Brasil:
Hoje, a empresa está com uma frota focada em aeronaves de médio e grande porte. A CHC pretende finalizar este ano com cerca de 15 aeronaves, sendo metade composta por modelos de médio porte e a outra metade com aeronaves de grande porte. Os principais modelos incluem o Leonardo AW 139 (médio porte) e o Sikorsky S-92 (grande porte). A CHC também avalia a entrada de novos modelos na região – e temos planos de curto e médio prazo bem consistentes para isso.
Seria interessante ouvir mais a respeito desses planos de expansão da frota no país…
Essa expansão dependerá dos resultados das próximas licitações. Hoje, existe uma licitação aberta da Petrobrás no mercado e acreditamos que outras concorrências ainda serão lançadas, justamente para fazer frente aos planos de expansão da frota a serviço da petroleira até 2024. As próximas licitações deverão estar encerradas nos próximos cinco meses – e isso vai determinar o crescimento direto da frota da CHC no Brasil. Estamos com planos bem otimistas para esse cenário.
Na nossa avaliação, o nosso crescimento vem aliado às novas vitórias e conquistas já feitas. Nesse sentido, devemos ampliar nosso quadro de funcionários em 60% em janeiro de 2024, em comparação com janeiro de 2023. A expectativa é que a CHC Brasil tenha mais de 350 funcionários no ano que vem. Esse crescimento virá justamente para apoiar a demanda de contratos já conquistada pela CHC no Brasil.
E como está a atuação da empresa na América Latina atualmente?
A CHC opera há bastante tempo no Brasil e já fez campanhas de médio e longo prazo em mercados adjacentes. Como exemplo, posso citar operações no Suriname e nas Ilhas Malvinas. A CHC foi, inclusive, a primeira empresa a fazer a operação de busca e salvamento de apoio no setor de óleo e gás no Uruguai. A nossa empresa está sempre olhando para as oportunidades na América Latina, incluindo agora o mercado da Guiana. Podemos usar nossa frota global onde for necessário, garantindo o atendimento aos nossos clientes quando precisarem.
Quais são as perspectivas da empresa com o setor de óleo e gás?
Nos últimos meses, a empresa trouxe três novos helicópteros novos para o mercado e espera trazer ainda mais nesse ano e no próximo para atender aos contratos confirmados. A CHC também tem um olhar muito forte para explorar oportunidades fora do mercado de transporte offshore. Possuímos uma empresa irmã chamada Heli-One, especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves. A Heli-One está bem posicionada para fornecer suporte completo, atendendo às necessidades dos clientes e garantindo a segurança contínua das aeronaves.
Gostaria de enfatizar o quanto me sinto feliz por fazer parte de uma empresa que valoriza e promove a diversidade e a inclusão da maneira como a CHC o faz. Como mulher, recebi da empresa as ferramentas e habilidades necessárias para ter sucesso como líder. Um programa notável da CHC é o compromisso de apoiar a próxima geração de líderes na indústria da aviação, proporcionando capacitação para os membros da equipe.
Por fim, quais são as iniciativas da empresa no tema de transição energética?
A CHC é a primeira empresa de helicópteros a reduzir o uso de combustível e otimizar as reduções de emissão de CO2. Recentemente, lançamos o programa ClearSkies, uma iniciativa que introduz um software avançado de planejamento de voo, utilizando mapeamento de rotas para maximizar a eficiência no uso de combustível para nossos clientes.
O Brasil desempenhou um papel de liderança muito importante no desenvolvimento dessa tecnologia. A empresa fez um programa piloto aqui no país, no qual realizamos vários testes do software, comprovando uma redução nas emissões de CO2 entre 5% e 8%. O ClearSkies é uma demonstração clara do nosso compromisso com a implementação de soluções sustentáveis tanto no presente quanto para o futuro.
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