CHEVRON VENDE PARTICIPAÇÃO EM FRADE PARA A PETRORIO, QUE ASSUME OPERAÇÃO DO ATIVO

campo-fradeO mercado de óleo e gás amanheceu nesta quarta-feira com uma importante aquisição da Petrorio. A petroleira chegou a um acordo com a americana Chevron, que venderá sua participação de 51,74% no campo de Frade, na Bacia de Campos. Assim, a Petrorio ficará com uma fatia de 70%, além de assumir a operação do ativo. No ano passado, a companhia já havia adquirido 18,26% da japonesa Inpex.

O acordo com a Chevron ainda inclui a compra de 50% da participação da americana no bloco CE-M-715, na Bacia do Ceará. A Petrorio também será a operadora da área após a transação, que agora aguarda o aval de órgãos reguladores. Em comunicado ao mercado, a petroleira dos Estados Unidos disse que a venda faz parte de seu gerenciamento de portfólio e que quer aumentar sua presença no Brasil, sobretudo no pré-sal, onde arrematou áreas nos últimos leilões.

O pré-sal brasileiro é um recurso de classe mundial e a Chevron arrematou seis blocos do pré-sal em 2018, em parceria com a Petrobras e outras grandes empresas de petróleo. O Brasil é uma parte importante do portfólio da empresa na América Latina”, declarou a Chevron. 

O Campo de Frade está localizado na parte norte da Bacia de Campos, a cerca de 120 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro. A lâmina d’água na área de desenvolvimento varia de 1.050 a 1.300 metros. A produção no campo começou em 2009; o petróleo bruto produzido é exportado para o mercado internacional e a produção de gás natural é direcionada para o mercado brasileiro. Frade sofreu vazamentos de óleo no início da década e desde então teve sua produção reduzida. Em novembro, o campo teve a extração de 19,6 mil barris de petróleo, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] resultado atribuído ao aumento no número de barris vendidos – uma consequência da compra de uma fatia de 52% do campo, em janeiro. Além disso, o maior volume de produção em Polvo também favoreceu a geração de […]