CHINA COMEÇA A CONSTRUÇÃO DE UM DUTO PARA TRANSPORTAR CALOR GERADO POR ENERGIA NUCLEAR PARA VÁRIAS CIDADES

GASODUTO NUCLEARA China começou a construção de um duto de 23 quilômetros de comprimento que transportará o calor gerado por energia nuclear da usina nuclear de Haiyang, na província chinesa de Shandong, para uma área mais ampla, anunciou a State Power Investment Corp (SPIC). O evento, na cidade de Yantai, perto da usina de Haiyang, teve uma cerimônia que marcou o início da construção do gasoduto até à cidade de Weihai. Em um comunicado a SPIC disse que a rede de tubos marca o início oficial do primeiro projeto de rede de dutos de fornecimento de calor gerado pela energia nuclear de longa distância, atendendo cidades de nível municipal. A rede realizará a intercomunicação entre regiões e o compartilhamento de fontes de calor de carbono zero.

Até agora, o projeto de fonte de aquecimento de energia nuclear teve um investimento de US$ 57 milhões, informou a empresa. A instalação de equipamentos na unidade 2 da usina de Haiyang para extração de calor começou em julho do ano passado e já foi concluída. A rede de tubos de aquecimento e a estação de bombeamento da usinachina estão sendo construídas. O projeto está planejado para entrar em operação antes do final de 2023, disse a SPIC. O gasoduto de longa distância terá uma capacidade de aquecimento anual que pode chegar a 9,7 milhões de gigajoules, fornecendo calor a uma área de 13 milhões de metros quadrados e atendendo às necessidades de 1 milhão de habitantes. Isso substituirá o consumo de cerca de 900.000 toneladas de carvão, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 1,65 milhão de toneladas.

A usina de Haiyang começou oficialmente a fornecer aquecimento distrital para a região próxima em novembro de 2020. Um teste do projeto – o primeiro de aquecimento nuclear comercial do país – foi realizado no inverno anterior, fornecendo aquecimento a 700 milmetros quadrados de habitações, incluindo o dormitório da usina e alguns moradores locais. No início de 2020, o projeto começou a fornecer aquecimento para toda a cidade de Haiyang (foto à direita).

usinaA primeira fase de um projeto de demonstração de aquecimento urbano na usina nuclear de Qinshan, na província de Zhejiang, no sul da China, foi iniciada em dezembro de 2021. O projeto é dividido em três fases. A etapa inicial agora fornece aquecimento central gerado por energia nuclear para 460 mil metros quadrados de acomodações em três áreas residenciais e 5 mil metros quadrados de apartamentos para quase 4 mil residentes do condado de Haiyan. O objetivo geral do projeto é ter uma área de aquecimento nuclear de 4 milhões de metros quadrados até 2025, cobrindo a principal área urbana do condado de Haiyan e toda a área da cidade de Shupu. A Rússia, vários países do Leste Europeu, a Suíça e a Suécia tiveram esquemas de aquecimento distrital movidos a combustível nuclear, e o calor de usinas nucleares também foi enviado para instalações industriais em vários países.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of