CHINA PROCESSA DIARIAMENTE TRÊS MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO A MENOS POR CAUSA DO CORONA VÍRUS E IMPACTA MERCADO
Um impacto econômico do coronavírus na China é tão devastador quanto o impacto sanitário. Em termos de petróleo, a demanda chinesa por petróleo caiu em cerca de três milhões de barris por dia, ou 20% do consumo total do país. É o maior choque de demanda sofrido pelo mercado de petróleo desde a crise financeira global de 2008-2009. A Opep e aliados avaliam uma reunião de emergência para reduzir a produção e estancar a queda dos preços, que estão a caminho do menor fechamento em quatro meses. A China é o maior importador de petróleo do mundo, depois de ter ultrapassado os Estados Unidos em 2016. Qualquer mudança no consumo há repercussões significativas no mercado global de energia. O país consome cerca de 14 milhões de barris por dia, o equivalente às necessidades combinadas da França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul. É muito petróleo.
O governo chinês confinou milhões de pessoas em quarentena e construiu em dez dias um hospital gigantesco só para atender às vítimas do coronavírus. Voos foram cancelados as ruas e os mercados estão vazios. Para economia retomar o seu vigor, demandará um tempo que os especialistas não sabem precisar. O colapso do consumo de petróleo na China começa a reverberar no mercado global de energia. As vendas de alguns produtos brutos desaceleram, e os preços de referência estão em queda livre. Exportações de cargas de petróleo da América Latina para a China estavam paralisadas na semana passada, enquanto as vendas de petróleo da África Ocidental, uma fonte tradicional para refinarias chinesas, também registram ritmo mais lento do que o normal, disseram operadores.
Refinarias chinesas estão armazenando derivados de petróleo não vendidos, como gasolina e combustível de aviação, segundo os executivos. Mas os estoques crescem e as refinarias vão chegar aos seus limites de armazenamento. Há sinais de que isso já está acontecendo. A Sinopec, maior refinaria do país, está reduzindo as operações em suas usinas em uma média de 13% a 15% e analisará se outros cortes serão necessários na próxima segunda-feira (10). 18 refinarias independentes também reduziram os seus trabalhos. A China possui cerca de 40 refinarias independentes, localizadas principalmente na região leste de Shandong, que representam cerca de 25% da capacidade de processamento do país.
[…] LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO NOSSO SITE. […]
ESTAMOS NA RETA FINAL PARA ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS DA PETROBRAS NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.
Aos empregados da PETROBRAS: Não deixe de votar. Vote certo, vote no adv. Fernando Castro Sa, candidato com maior capacidade para representar a classe no CA,
Candidato: FERNANDO SA – 1912
A eleição vai até 09.02.20, basta acessar de qualquer lugar:
cael.petrobras.com. br
Segue artigos publicados pelo ADV FERNANDO CASTRO:
https://lnkd.in/ek6WZbX