CHINA APROVEITA ESPAÇO DEIXADO PELAS SANÇÕES CONTRA A RÚSSIA PARA CRESCER SUA GERAÇÃO NUCLEAR DE ENERGIA

USINA CHINAEnquanto os Estados Unidos forçam seus aliados a não comprarem produtos da Rússia e obrigam as grandes empresas a ver o mercado russo de costas, a China vai aproveitando esse vácuo. É significante o aumento em volume de negócios e a troca de experiências técnicas e científicas entre os dois países. Um exemplo disso é o gasoduto que está sendo construído entre os dois países e a construção da unidade 4 da usina nuclear de Xudapu, na província chinesa de Liaoning, que começou oficialmente com o lançamento do primeiro concreto para a ilha nuclear do reator. A unidade é o segundo de dois reatores VVER-1200 no local a serem fornecidos pela Rússia.

Os dois países assinaram quatro acordos, inclusive para a construção de dois reatores VVER-1200 como unidades 7 e 8 da planta de Tianwan na província de Jiangsu. Além disso, mais duas unidades VVER-1200 deveriam ser construídas no novo local de Xudapu (também conhecido como Xudabao) em Huludao, província de Liaoning. Os acordos assinados em junho de 2019 incluíam um contrato geral para a construção das unidades 3 e 4 de Xudapu, bem como um contrato de fornecimento de combustível nuclear. A Rosatom projetará a ilha nuclear e fornecerá os principais equipamentos, além de fornecer supervisão de campo, supervisão de instalação e serviços de comissionamento para o equipamento fornecido. Os geradores de turbina e o restante da planta serão fornecidos pela China. A construção da unidade 3 de Xudapu começou em 28 de julho de 2021. As unidades devem ser comissionadas em 2027-2028.

A Rosatom anunciou agora o início da construção da unidade 4 de Xudapu: “O projeto de construção de duas novas unidades de geração III+ na planta de Xudapu está sendo implementado de acordo com o cronograma, até antes do previsto”, disse Alexei Bannik, vice-presidente de projetos na China da AtomStroyExport JSC. “A parte russa cumpre suas obrigações em todo o seu escopo: um grupo de engenheiros que supervisiona o projeto está trabalhando no local, os equipamentos e a documentação do projeto são entregues de acordo com as obrigações contratuais”, acrescentou. Enquanto isso, a Nukem Technologies Engineering Services GmbH da Alemanha – uma subsidiária da AtomStroyExport da Rússia – anunciou que assinou  um contrato da Aerosun Corporation da China para equipamentos para tratar resíduos radioativos sólidos na planta de Xudapu. “Nosso novo projeto no site de Xudapu se junta a uma longa lista de projetos de tratamento de resíduos que realizamos com sucesso na China nos últimos 30 anos”, disse Stefanie Foerster, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Internacionais e Vendas da Nukem Technologies.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of