CINCO GRUPOS DISPUTAM FORNECIMENTO DE HELICÓPTEROS PARA APOIO À PERFURAÇÃO NA MARGEM EQUATORIAL

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

hqdefaultNovos preparativos da Petrobrás visando a perfuração de poços na Margem Equatorial, em blocos das bacias de Foz do Amazonas, Potiguar e Barreirinhas. A petroleira abriu hoje uma licitação (nº 7003659184) para contratação de serviços de afretamento de helicópteros de grande porte que serão usados nas campanhas exploratórias dessas regiões, localizadas no Norte e no Nordeste do país. Cinco grupos já foram pré-qualificados e poderão participar da disputa: Omni, Bristow, CHC, Líder e Costa do Sol. A previsão inicial é que a abertura das propostas das concorrentes aconteça no dia 1º de novembro.

A empresa que conseguir vencer a licitação vai atuar em quatro bases de operações. A primeira delas será no Aeroporto Internacional Val-de-Cans (Belém/PA), com voos partindo rumo ao bloco FZA-M-59, na bacia da Foz do Amazonas, para apoio à mobilização de embarcações. A segunda base de operação será o Aeroporto de Oiapoque (Oiapoque/AP), também com foco na prestação de auxílio às atividades em FZA-M-59.

O contrato prevê ainda uma terceira base no Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza/CE), desta vez para oferecer suporte nas operações do bloco BM-POT-17, na bacia de Potiguar. Por fim, a última base será o Aeroporto Internacional Marechal Cunha (São Luís/MA), com voos em direção ao bloco BM-BAR-5, na bacia de Barreirinhas. A Petrobrás está em busca de aeronaves de grande porte, que disponham de ao menos 18 assentos para passageiros.

fernando-borgesComo se sabe, a petroleira está movimentando-se em preparação às campanhas de exploração na Margem Equatorial, que ainda dependem da liberação da licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Nesta semana, o diretor de exploração e produção da estatal, Fernando Borges, declarou durante um evento online que a empresa planeja investir cerca de US$ 1,5 bilhão para perfurar 14 poços na Margem Equatorial nos próximos cinco anos.

O Petronotícias publicou recentemente sobre outra licitação da empresa que também visa seu programa exploratório naquela região. A Petrobrás lançou uma concorrência no mercado para contratar serviços de monitoramento ambiental para blocos nas bacias da Foz do Amazonas e de Barreirinhas. O edital visa a execução de projetos de monitoramento integrado dedicado (PMID) das duas bacias para acompanhar e mitigar os eventuais impactos ambientais das atividades de perfuração. A concorrência abrange também o serviço de levantamento de aves aquáticas residentes e migratórias na região costeira da bacia de Barreirinhas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of