CNEN AUTORIZA OPERAÇÃO INICIAL DA UNIDADE DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS USADOS DA ELETRONUCLEAR

foto1Sinal verde. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) concedeu autorização para operação inicial da Unidade de Armazenamento a Seco (UAS) da Central Nuclear de Angra dos Reis. O empreendimento, como se sabe, está sendo construído pela Eletronuclear  para armazenar os combustíveis usados de Angra 1 e 2. O aval, com validade de dois anos, foi publicado nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União.

Em seu trabalho de avaliação do projeto, a CNEN atestou a segurança do empreendimento. Além disso, a comissão considerou que foram bem implementadas as modificações de projeto em Angra 2. Essas mudanças foram executadas para o manuseio e transporte de combustíveis irradiados para a UAS.

O órgão regulador também concluiu que a Eletronuclear está tecnicamente qualificada para conduzir a operação da unidade de armazenamento, incluindo as operações de manuseio do combustível irradiados e transporte dos cascos de acondicionamento e proteção. para lenbrar, a estatal entrou com o pedido de autorização de operação inicial em janeiro do ano passado. Antes, em setembro de 2019, a CNEN já havia concedido à companhia a Licença de Construção do empreendimento.

Na autorização de operação inicial publicada hoje, a CNEN determinou que a Eletronuclear deverá enviar, anualmente, um conjunto de informações sobre a operação da unidade. Os dados solicitados pelo órgão regulador são: a quantidade acumulada de cascos armazenados; um resumo dos resultados do monitoramento da temperatura e de radiação; eventuais modificações de projeto nas instalações da UAS ou na disposição dos cascos; resultados de inspeção visual dos cascos; e relação eventual de eventos operacionais relacionados com a UAS.

O documento também traz outras condicionantes. Uma delas é que a autorização para operação permanente poderá apenas ser requerida após efetivadas as primeiras campanhas de transferência de combustíveis irradiados das usinas Angra 1 e 2. Outra determinação da CNEN é que a Eletronuclear deverá apresentar, dez anos antes da expiração da vida útil da UAS, a estratégia para alocação futura dos combustíveis irradiados depositados na unidade. O texto completo da autorização para o empreendimento está disponível neste link.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of