faixa - nao remover

CNPE APROVA RESOLUÇÃO QUE CONVERTE MULTAS DE CONTEÚDO LOCAL EM INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA NACIONAL

bentoO Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), presidido pelo ministro Bento Albuquerque, aprovou nesta semana a resolução que trata de termos de ajustamento de conduta de conteúdo local em contratos de exploração e produção. Na prática, a nova norma permite que as petroleiras substituam o pagamento de multas pelo descumprimento de conteúdo local por novos investimentos em bens e serviços nacionais. Como já noticiamos recentemente, o potencial de novos recursos com a medida chega a R$ 1,3 bilhão, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Além da aquisição de bens e serviços nacionais para a exploração e produção de óleo e gás, o CNPE também deu aval para a realização de investimentos nacionais em infraestrutura de refino e distribuição de petróleo e gás natural, atividades de descomissionamento de instalações de produção de petróleo ou gás natural, intervenção e melhorias em unidades e sistemas de produção de petróleo e gás natural. Por fim, o conselho também autorizou investimentos na construção de navios tanques e atividades relacionadas ao chamado projeto de poço transparente.

O CNPE também aprovou uma segunda resolução sobre a extensão do período de exploração dos contratos vigentes de concessão e partilha. Assim, o conselho estabeleceu que a ANP avalie a adoção de medidas visando a prorrogação da fase de exploração desses contratos por 18 meses.

“O prazo adicional permitirá a realização dos compromissos exploratórios compromissados da ordem de R$ 3,5 bilhões apenas em 2021 e 2022, evitando a devolução prematura das áreas e possibilitando a descoberta de novas reservas de petróleo e gás natural para o Brasil”, explicou o Ministério de Minas e Energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of