COM APENAS DOIS ANOS, A GREENPLAC DA UM SALTO NO CAMINHO DA AUTOSSUFICIÊNCIA

deddededNo seu primeiro ano de fundação,  a Greenplac, subsidiária do Grupo Asperbras, já havia se solidificado como indústria produtora de MDF do Brasil. Em 2020, a empresa celebra seu segundo ano com recordes de produção. José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras, disse que  “Nosso maior desafio foi construir uma fábrica de MDF no Mato Grosso do Sul, começando do zero. Investimos no que havia de melhor e mais moderno no mercado tanto em relação ao maquinário quanto a matéria prima e, hoje, estamos entre os grandes players do segmento no Brasil”.

A consolidação da empresa envolve o lançamento de novos padrões de MDF e a expansão dos negócios. Em janeiro, a Greenplac implantou em seu complexo industrial, uma nova fábrica de resina, uma das principais matérias primas do MDF. A unidade está integrada à indústria de MDF e já opera a pleno. Na caminhada para a autossuficiência na produção, tão logo a inauguração da fábrica de resina, a empresa iniciou a construção de uma fábrica de formol. Com previsão de inauguração para o segundo semestre, além de fornecer matéria prima para a própria produção vai, também, estar à venda no mercado brasileiro.

De acordo com José Roberto Colnaghi, as novas fábricas e lançamentos são partes essenciais para a autonomia da Greenplac, o que vai garantir a melhor DCIM101MEDIADJI_0017.JPGqualidade do produto no processo produtivo. “Nossa preocupação com a excelência é o que nos desafia a continuar desenvolvendo soluções e produtos inovadores e da mais alta qualidade.”

Após a inauguração da nova fábrica de formol, a empresa será autossuficiente, tendo total autonomia na produção do MDF: do plantio do eucalipto à distribuição do produto acabado, incluindo até a energia usada para movimentar as máquinas. A madeira é proveniente de plantações de eucalipto próprias da empresa, a energia elétrica que alimenta a indústria é produzida pela Usina Termelétrica de Biomassa da Asperbrás, instalada em Guarapuava (PR), a energia é gerada a partir de resíduos de madeira reflorestada, produzida na região. Sua produção energética abastece indiretamente a Greenplac, que é situada em Água Clara (MS), pois a energia da Usina vendida ao mercado local do Paraná, resulta em recursos que a Asperbrás utiliza para adquirir energia no mercado do Mato Grosso do Sul, compensando o consumo. Além disso, a fábrica aproveita água de reuso de fontes próprias.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of