PETRONECT QUER AUMENTAR CARTEIRA DE CLIENTES EM ÓLEO E GÁS E DESENVOLVE NOVOS PRODUTOS | Petronotícias




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PETRONECT QUER AUMENTAR CARTEIRA DE CLIENTES EM ÓLEO E GÁS E DESENVOLVE NOVOS PRODUTOS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Marcelo_BonniardA Petronect vai completar 18 anos em outubro e está entrando em uma nova fase. As novidades começam pela liderança da empresa. Recentemente, o executivo Marcelo de Carvalho Bonniard assumiu o cargo de CEO para comandar um processo de diversificação de negócios da companhia. Em entrevista ao Petronotícias, Bonniard revela que, em um primeiro momento, a meta é focar nos setores de óleo e gás e energia, onde a Petronect possui maior experiência. “Esse é o mercado que achamos que temos mais espaço para agregar valor”, avaliou. “No momento em que entendemos que faz sentido para a empresa diversificar a carteira de clientes, faz sentido começar por onde temos mais expertise”, acrescentou o executivo. Paralelamente, a Petronect está também estudando sua aderência em segmentos regulados, como os serviços de água e esgoto e infraestrutura. Além de querer expandir seu horizonte de atuação, o novo CEO revela ainda que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de novos produtos. Um deles é uma plataforma de inteligência, chamada Minha Petronect, que promete ajudar os fornecedores a encontrarem as concorrências da Petrobrás mais alinhadas ao seu negócio. Outra novidade em gestação são produtos para melhorar a logística de transporte de materiais de empresas fornecedoras.

Como surgiu a oportunidade de assumir o cargo de CEO e liderar a companhia nesta nova fase?

A empresa é uma sociedade entre a Petrobrás, Accenture e SAP. Houve um processo de substituição do presidente anterior a mim, que era o Bruno de Lima. A troca faz parte do ciclo de gestão. Eu tenho toda uma história dentro da área de suprimentos da Petrobrás. Fui responsável pelo suprimento das refinarias em São Paulo. Tive experiência também na área de procurement de equipamentos dinâmicos.

Fui convidado para passar pelo processo seletivo da empresa e cheguei ao cargo de CEO com a percepção de que a Petronect tem muito valor e uma grande capacidade de gerar muito valor para a cadeia de suprimento. Cheguei aqui para pilotar a empresa com essa visão. Supply chain, como um todo, é uma área que demanda tecnologia o tempo inteiro. A Petronect, essencialmente, é uma empresa de tecnologia.

A Petronect anunciou recentemente um processo de expansão para novos mercados. Quais são os mercados que mais despertam o interesse da empresa?

Hoje, os mercados alvo são os de óleo e gás e energia, como um todo. O motivo é simples: a Petronect tem 18 anos de história atuando nesses segmentos. São nesses setores que temos mais expertise. São os mercados que achamos que temos mais espaço para agregar valor. A Petronect sempre teve como principal cliente a Petrobrás – e que sempre será a principal cliente, pois é a maior empresa do Brasil. Esse relacionamento com a Petrobrás nos capacitou para esses mercados. No momento em que entendemos que faz sentido para a empresa diversificar a carteira de clientes, faz sentido começar por onde temos mais expertise.

Mas esse processo de diversificação vai focar em clientes de óleo, gás e energia? Outros setores também estão na mira?

plataformaOs mercados de óleo e gás e energia, neste primeiro momento, são os prioritários. Mas estamos estudando um pouco a nossa aderência em outros mercados, como os de serviços regulados. Por exemplo: serviços de água, esgoto de infraestrutura. Estamos estudando nossa aderência nestes setores.

Conforme disse anteriormente, temos muita experiência em óleo e gás e em energia como um todo. É natural para nós começar por estes. Mas, temos uma história enorme com a Petrobrás, que é uma empresa estatal. Também conhecemos esses mercados regulados. Eu não descarto as empresas de infraestrutura, água e esgoto.  Mas certamente não são o passo número 1, que será em óleo e gás e energia.

A Petronect tem se colocado em campo como uma empresa de Tecnologia da Informação. Poderia detalhar como tem sido esta estratégia?

Nossos produtos são digitais. Então, nossa agregação de valor é a digitalização os processos ligados a supply chain. Então, temos um portal de contratação geral, que é bastante completo em termos de suporte nas atividades de procurement. Temos tecnologias que permitem compras de baixo valor por plataformas self service para as empresas.

Não faz muito sentido as empresas pegarem seus melhores recursos de contratação e aportarem para comprar itens de menor valor agregado. Por outro lado, a Petronect tem soluções bastante robotizadas e digitalizadas para fazer este tipo de suprimento para as empresas.

Temos ferramentas digitais para acompanhar o diligenciamento dos processos de compra, principalmente as compras de menor valor agregado. Hoje, nós nos comunicamos com os fornecedores nessa fase por WhatsApp. Tem robô de WhatsApp que se comunica com os fornecedores e têm bons resultados. Então, resumindo, temos uma sequência de soluções digitais em várias partes diferentes do processo de suprimento, simplificando ou melhorando o desempenho das empresas que trabalham conosco.

Quais os ganhos o processo de digitalização no supply chain pode trazer para as empresas?

fpso iluminadoOs ganhos são muito grandes. Os benefícios são vistos claramente em agilidade, porque você consegue fazer processos de contratação mais ágeis. Além disso, é possível trazer mais conformidade para os processos. O compliance é um tema que está em todas as empresas. Essas ferramentas digitais trazem conformidade naturalmente, porque eliminam as situações que podem potencializar a quebra do compliance.

Outro ganho é que é possível alocar as equipes de supply chain naquilo que você realmente ainda precisa do humano. Ou seja: fazer um balanceamento da força de trabalho, colocando as pessoas naquilo que traz mais valor da empresa. Isto é, tirando a força de trabalho das tarefas transacionais e realocando-a nas tarefas estratégicas.

O que a empresa pretende apresentar em termos de novos produtos?

Ao olhar a história da Petronect, como um todo, existem produtos que são recentes, mas que não são necessariamente hoje. Um deles é o que chamamos de Compra-E. É uma plataforma self service de compra de itens de varejo. Em uma companhia sem este tipo de plataforma, o demandante de uma área pede ao setor de contratação um determinado material. A partir daí, a área de contratação faz as cotações, manda emails, recebe respostas, envia pedidos de compra para só depois receber o produto. É um ciclo muito mais longo. Mas a plataforma Compra-E encurta tudo isso. Este é um exemplo de agilidade e conformidade no supply chain, já que todas as movimentações ficam registradas.  Este é um produto que não foi lançado agora, mas de fato já é uma plataforma que começou a trazer benefício para as empresas usuárias.

Um produto que devemos lançar nos próximos momentos no mercado é o produto que chamamos de Minha Petronect. É um produto desenhado para o mercado fornecedor. É um produto de inteligência de negócios. O fornecedor que participou ou deseja participar de processos que estão acontecendo dentro do portal da Petronect pode entrar nessa ferramenta. Com a Minha Petronect, o fornecedor pode acompanhar seu desempenho e enxergar melhor as oportunidades mais adequadas ao seu bussiness ou produto. Então, é uma ferramenta de inteligência de negócios que permite melhorar a performance. Este é um produto que estamos desenvolvendo.

p15Além disso, está dentro do nosso roadmap de produtos em fase de desenvolvimento soluções para melhorar a logística de transporte de materiais das empresas que são fornecedoras para as empresas compradoras. Temos produtos de inteligência de negócios para as empresas compradoras  também.

E ainda estamos discutindo, em nossa esteira de produtos, maneiras mais simples de suportar empresas compradoras de menor porte. Quando falamos do portal da Petrobrás, por exemplo, estamos falando de um site bastante rico de processos. Faz sentido para o porte da empresa. Mas em compensação, existem outras empresas compradoras que não precisam daquele arcabouço inteiro de ferramentas de suporte a processo, mas que precisam ter agilidade e conformidade em seus processos. Temos estudado também formas simplificadas de oferecer este tipo de ferramenta para essas empresas.

Naturalmente, nosso maior produto é o portal de eprocurement. Este também é um produto que cuidamos como nosso carro-chefe. Esta nossa estrutura também está o tempo inteiro analisando o que podemos fazer de melhor nessa ferramenta.

Qual a expectativa da empresa em relação ao futuro do mercado de óleo e gás?

Este é um assunto difícil. As minhas previsões para óleo e gás não são nem das mais otimistas nem das mais pessimistas. Acho que teremos uma recuperação razoavelmente rápida, mas não tão rápida quanto foi a queda neste período da Covid-19. Devemos retomar patamares de consumo que estávamos experimentando antes. Mas eu não vejo que a indústria de óleo e gás, no longo prazo, volte a ter momentos muito longos de bonança iguais aos que vivemos na primeira década do século. Então, acho que vamos ficar mais ou menos nos patamares que estávamos na pré-pandemia. Mas eu não prevejo um grande cataclismo no curto prazo.

De maneira que, para a Petronect, o espaço está aberto mesmo com essa crise. Porque essa é uma indústria poderosa e forte. É uma indústria que demanda velocidade e agilidade. É uma indústria que se beneficia muito em poder diminuir suas tarefas transacionais e trabalhar cada vez mais em um mundo digitalizado, com mais produtividade. Eu enxergo que óleo e gás é um segmento bastante fértil para a Petronect.

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