COM QUEDA NA EXPORTAÇÃO DE ÓLEO PARA A CHINA, PETROBRÁS AMPLIA VENDA PARA OUTROS PAÍSES

alipio_ferreiraA Petrobrás está esperando fechar o ano de 2021 com o mesmo volume de petróleo exportado no ano passado. Contudo, para atingir a meta, a empresa teve de diversificar sua carteira de clientes. A principal compradora, a China, reduziu em 33% o seu volume de aquisições de óleo da estatal. Por isso, a Petrobrás diversificou suas exportações para refinadores localizados nos EUA, Índia, Europa e América Latina.

A estatal afirma que está encontrando espaço para o seu óleo cru na Costa Oeste dos Estados Unidos, em decorrência do perfil de processamento das refinarias da região. Além disso, a empresa destaca ainda as recentes vendas para o mercado indiano. O país asiático tem aumentado o volume de compras de óleos médios de baixo teor de enxofre, como Tupi e Búzios.

É imprescindível contextualizar que o crescimento notável do volume produzido nos campos do pré-sal, como Tupi e Búzios, ao longo da última década, trouxe uma mudança significativa em nosso perfil de produção e de exportação. Atualmente, quase a totalidade de nossas exportações advém de campos do pré-sal, cuja qualidade se enquadra na categoria de óleo medium sweet”, declarou o Gerente Executivo de Comercialização Externa, Alípio Ferreira.

Especificamente falando sobre o óleo de Tupi, a Petrobrás disse que o campo se tornou um importante componente na cesta de refino de diversos clientes asiáticos, principalmente na China. Isso porque o óleo da região possui boa qualidade, baixo teor de enxofre e bom rendimento de destilados. Já o gradativo aumento das exportações de Búzios tende a aumentar a representatividade de regiões onde ele é mais valorizado, principalmente Europa e América do Sul.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of