COMEÇA A RETIRADA DO ÓLEO COMBUSTÍVEL DO NAVIO CARREGADO DE MINÉRIO DE FERRO ADERNADO NO LITORAL DO MARANHÃO

ffrrfrfrConforme estava previsto, começou nesta quinta-feira (12) a retirada do óleo combustível do navio Stella Banner,  que está encalhado a cerca de 100 quilômetros  da costa brasileira, no canal da Baía de São Marcos, no Maranhão. As empresas contratadas pela armadora sul-coreana Polaris Shipping começaram a retirar parte das cerca de 3,4 mil toneladas de óleo armazenadas no tanque da embarcação. A operação é muito complexa devido às condições adversas em alto-mar. Hoje, no entanto, com as condições de segurança adequadas, as equipes contratadas puderam começar o serviço. De acordo com a Marinha, os trabalhos foram iniciados por volta das 14h, após a realização de testes no sistema de transferência.

Além da grande quantidade de óleo necessário para abastecer o Stella Banner durante a viagem entre o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís,  a China, o navio está carregado com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro pertencente à mineradora brasileira Vale. O receio das  autoridades marítimas  é que um eventual vazamento de minério de ferro ou de óleo cause danos ao meio ambiente. O local onde o navio está encalhado fica próximo ao Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral a 45 milhas náuticas da costa maranhense.

Para lembrar, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi o próprio comandante do Stella Banner quemxsxsxsx manobrou para encalhá-lo, de propósito, em um banco de areia de uma área de menor profundidade do canal da Baía de São Marcos. A manobra serviu para evitar que a embarcação naufragasse ou ficasse à deriva depois que o comandante constatou que a água do mar estava entrando por uma fissura na proa do navio. O incidente ocorreu pouco após a embarcação ter deixado o Terminal Marítimo Ponta da Madeira, no último dia 24. Os 20 tripulantes do navio foram resgatados em segurança.

O Stella Banner mede 340 metros de comprimento por 55 metros de largura. É o segundo navio da Polaris Shipping a apresentar problemas após deixar o Brasil carregando minério. Em março de 2017, o Stellar Daisy naufragou depois de a tripulação comunicar que havia água entrando na embarcação, que estava adernando a cerca de 2,4 mil km da costa do Uruguai. Dias depois do pedido de ajuda, dois tripulantes foram resgatados, mas 22 trabalhadores que estavam a bordo do navio jamais foram encontrados.

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