COMEÇAM ASSEMBLEIAS DE PETROLEIROS PELO BRASIL E RIO GRANDE DO NORTE JÁ APROVA GREVE A PARTIR DO DIA 20
Os petroleiros já começaram a realizar assembleias pelo Brasil para decidir se entram em greve ou não no dia 20, conforme o indicativo distribuído pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). Os trabalhadores da Petrobrás haviam dado o dia 12 como prazo final para a estatal fazer uma nova proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mas até o momento não houve esse movimento. De acordo com a Federação, os petroleiros do Rio Grande do Norte já aprovaram a entrada de greve durante as primeiras assembleias.
Na última semana, a FUP já vinha anunciando sua intenção de mobilizar os trabalhadores caso a Petrobrás não acenasse com mudanças na proposta, porém não conseguiu o que queria. No dia 9 começaram as mobilizações, com atrasos na início do expediente em vários estados. No dia 11, houve uma reunião com a presidente da estatal, Graça Foster, e com o diretor Corporativo, José Eduardo Dutra, que ouviram as requisições da FUP, mas ainda não levaram uma nova proposta aos trabalhadores.
Alguns dias antes do encontro, o coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes (foto), havia enviado uma carta à Graça Foster, pedindo uma proposta melhor e ameaçando a greve. “Os trabalhadores da Petrobras exigem respeito e tratamento isonômico. Se a Empresa não tem proposta, os petroleiros a têm: queremos o mesmo tratamento dado aos acionistas”, afirmou na carta.
A FUP critica a Petrobrás afirmando que “apesar de ter apresentado um lucro menor em 2011, comparativamente a 2010, elevou em 2,3% os dividendos dos acionistas e reduziu em 7,8% o montante da PLR dos trabalhadores”. Eles querem que a companhia estenda aos petroleiros “o mesmo tratamento que foi dado aos seus acionistas, aumentando a proposta de PLR na mesma proporção dos dividendos, ou seja, 2,3% a mais do que a foi paga em 2010”.
A entidade afirma que está orientando os sindicatos a intensificarem as mobilizações para “arrancarem da empresa uma nova contraproposta”, mas caso não consigam a resposta desejada, pretendem entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 20.
Deixe seu comentário