APÓS INAUGURAÇÃO NA RIO+20, USINA DE ONDAS DE PECÉM TEM PRIMEIRA GERAÇÃO DE ENERGIA

A primeira usina de geração de energia a partir de ondas do Brasil teve sua primeira produção registrada recentemente. Ainda em fase de testes, a geração de energia aconteceu por 10 minutos, alimentando sistemas auxiliares de iluminação e ar-condicionado da usina. As operações de teste irão continuar até que seja elaborada uma estratégia para que a usina tenha maior constância na geração de energia.

O projeto, iniciado em 2009, é de autoria da Tractebel Energia S.A., mas foi a Fundação de Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) que executou o projeto. A elaboração e construção da usina levaram 36 meses e tiveram um custo total de R$ 14,4 milhões. A inauguração da Usina de Ondas do Porto de Pecém ocorreu durante a Rio+20, o que trouxe atenção para o empreendimento.

A usina, com capacidade de 50KW, ainda é só um protótipo para este novo tipo de geração de energia, mas apresenta grande potencial. A grande vantagem da geração de energia através das ondas, além da vasta costa do Brasil, é a proximidade de grandes centros urbanos ao mar, o que minimizaria as perdas ocorridas na transmissão da energia. Outro fator importante é a fácil adaptação da tecnologia a sistemas de dessalinização, combinando geração de energia à de água potável, o que pode ser extremamente útil para embarcações ou plataformas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of