faixa - nao remover

COMISSÃO DO SENADO APROVA PROPOSTA QUE ISENTA PAGAMENTO DE IPI PARA EQUIPAMENTOS USADOS NA GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

Em discurso na tribuna do Senado, Senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO)A Comissão de Serviços de Infraestrutura, do Senado Federal, aprovou o PLS 317/2013, que isenta os equipamentos e componentes de geração elétrica de fonte solar do Imposto sobre a Importação (IPI). A proposta seguirá para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Autor da proposta, o senador Ataídes Oliveira (foto) disse que, mesmo com o aumento da demanda por energia no Brasil, as tecnologias de utilização de energia fotovoltaica ainda são pouco conhecidas e de raro uso. Segundo ele, as usinas hidrelétricas vêm perdendo espaço na matriz elétrica brasileira e a geração termoelétrica passou a ser um recurso mais acionado que o desejável, resultando em aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

De acordo com a Aneel, entre os vários processos de aproveitamento da energia solar, os mais usados atualmente são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica. O primeiro é mais encontrado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, devido a características climáticas, e o segundo, nas regiões Norte e Nordeste, em comunidades isoladas da rede de energia elétrica.

Atualmente, projetos para o aproveitamento da energia solar no Brasil estão em curso, com apoio técnico, científico e financeiro de órgãos e instituições brasileiras como o Ministério de Minas e Energia e a Eletrobrás, além de organismos internacionais, como a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ) e o Laboratório de Energia Renovável dos Estados Unidos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of