FONTES RENOVÁVEIS RESPONDERAM POR 22% DA PRODUÇÃO DE ENERGIA EM 2013

Energia renovávelSegundo relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), mais de 22% da produção mundial de energia em 2013 foi proveniente de fontes renováveis. Em relação ao ano anterior, a capacidade de energia hidráulica subiu 4%, para 1 mil GW, enquanto a de energia solar aumentou 32%, com destaque para a China, que contribuiu com um terço desse crescimento. Somando todas as fontes, a capacidade instalada de energia renovável alcançou a marca de 1,5 mil GW, elevação de 8%.

O relatório destaca que países em desenvolvimento aumentam seu apoio a essas políticas, enquanto o contrário ocorre na Europa e nos Estados Unidos. Mesmo assim, os americanos continuam entre os líderes no uso de energia renovável, atrás apenas da China e seguido por Brasil, Canadá e Alemanha. O número de nações emergentes com políticas de expansão de energia renovável registrado no ano passado é equivalente a mais de seis vezes o de 2005. Novos investimento globais em energia renovável e combustíveis chegaram a quase US$ 250 bilhões em 2013.

O estudo ressalva, no entanto, que a expansão das hidroelétricas brasileiras deve sofrer restrições devido às crescentes sensibilidades ambientais e a dificuldade relacionada à exploração dos recursos remanescentes em áreas remotas. Outra questão abordada no estudo foi a necessidade de se desenvolverem novos indicadores de crescimento econômico, que incluam mudanças climáticas, combate à pobreza, saúde e outras questões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of